Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Silvio Bento assume coordenação do programa RS Criativo

Publicação:

Silvio em frente a porta de entrada da sede do RS Criativo
-

O gestor cultural Silvio Alves Bento assume a direção do programa RS Criativo, um programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bento assume o posto deixado por Carolina Biberg. Ele esteve à frente, durante 23 anos, da gerência de Educação, Assistência e Cultura do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc /RS).

Também na Cultura, Bento foi secretário de Educação, Cultura, Turismo e Esportes do município de Pedro Osório, na região Sul do RS. Comandou a organização de projetos como o Festival Palco Giratório do Sesc Porto Alegre, o Festival Internacional Sesc de Música na cidade de Pelotas, além do gerenciamento da rede de bibliotecas da instituição. Na educação, esteve na coordenação de escolas de ensino infantil, na gerência da implantação de três escolas de ensino fundamental e de 34 polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também do Sesc /RS.

“Espero poder contribuir para a execução desse importante programa de governo, articulando empreendedores, mercado e toda cadeia produtiva da cultura e da economia criativa, focando e priorizando ações em articulação com os institutos da Sedac e demais instituições do Estado, além da integração com as comunidades do Rio Grande do Sul”, pontua Silvio sobre suas expectativas frente a nova função. 

Sobre o RS Criativo

Coordenado pelo Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, o programa RS Criativo incorpora a abordagem da economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico do Estado, de maneira transversal e com a participação da sociedade civil. A sede do programa está localizada no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Atua através de cinco eixos, sendo eles: Observatório - pesquisa e informação, Mercado e Circulação - ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais, Territórios Criativos - disseminação das cadeias da Economia Criativa em todo o RS, diálogo e apoio à ações e iniciativas já existentes no território, Promoção e Investimento - identificação de distintas e diversas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais, e Capacitação e Residência - capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com cursos, consultorias, residências e encontros de setores. 

O RS Criativo oferece também recursos e formações, voltadas ao desenvolvimento de competências de gestão e inovação, visando à qualificação dos profissionais, de empreendimentos e o fortalecimento do ecossistema local de negócios na Economia Criativa.

Secretaria da Cultura