Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim celebra imigração alemã com exibição de documentário no Goethe-Institut

Sessão acontece nesta quinta-feira (18/7) e será precedida por visita guiada a exposição fotográfica

Publicação:

Realizado em 2020 com financiamento do próprio Goethe-Institut, o filme é dirigido por Luciana Mazeto e Vinicius Lopes
Realizado em 2020 com financiamento do próprio Goethe-Institut, o filme é dirigido por Luciana Mazeto e Vinicius Lopes - Foto: Produtora Pátio Vazio
Por Ascom Cinemateca Paulo Amorim | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está se integrando às comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, celebrado em 2024. Nesta semana será iniciada uma série de exibições de títulos gaúchos relacionados à cultura da Alemanha. O primeiro filme apresentado é o documentário “Os olhos na mata e o gosto da água”, nesta quinta-feira (18/7), às 19h, no Goethe-Institut, dando continuidade à parceria da Cinemateca com o instituto.

Dirigido por Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, o filme tem duração de 36 min e foi realizado em 2020, com financiamento do próprio Goethe-Institut. Foi rodado na cidade gaúcha de Santa Maria do Herval e em Berlim, capital da Alemanha. Os diretores utilizam textos do pesquisador germano-turco Ilhami Peker sobre movimentos migratórios e processos de construção de identidade nacional, para contar histórias do pequeno município do interior do Rio Grande do Sul. 

Também já estão confirmados na programação especial os títulos “Walachai”, de Rejane Zilles, “A primeira morte de Joana”, de Cristiane Oliveira, e “A Colmeia”, de Gilson Vargas.

Antes da apresentação de “Os olhos na mata e o gosto da água”, o público poderá realizar, às 18h30, uma visita guiada com a artista e fotógrafa Bruna Engel na exposição “Pequena Alemanha”. A mostra traz um olhar crítico e curioso sobre as comunidades de descendentes de imigrantes alemães no interior do Estado.  Após a exibição do filme, Bruna Engel e os diretores Luciana Mazeto e Vinicius Lopes farão uma conversa com o público.

“Muitos dos filmes gaúchos trazem referências sobre como a cultura alemã está presente no nosso cotidiano ou contam histórias de descendentes desses imigrantes que chegaram no século XIX. A proposta é reunir alguns títulos e apresentá-los no auditório do Goethe-Institut, que recebe a Cinemateca Paulo Amorim enquanto as salas de cinema passam por obras de recuperação. Futuramente, essa parceria deverá gerar outros projetos e programações em benefício do público”, destaca a curadora da Cinemateca, Mônica Kanitz.

Os ingressos têm o preço único de R$ 10,00, com venda antecipada pela chave Pix 91.343.103/0001-00 ou na hora da sessão com cartão de débito. 

Serviço

Sessões especiais da Cinemateca Paulo Amorim no auditório do Goethe-Institut
Exibição de “Os olhos na mata e o gosto da água”
Quando: quinta-feira (18/7), às 19h
Onde: av. 24 de Outubro, 112, Porto Alegre
Ingressos a R$ 10,00 (preço único) – venda antecipada pela chave Pix 91.343.103/0001-00 ou na hora da sessão pelo cartão de débito

Secretaria da Cultura