CDE oferece curso de desenho, explorando a técnica de guache e acrílica
A atividade faz parte do módulo sem papel, ministrado por Claudia Hamerski
Publicação:

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está oferecendo o curso "Guache e acrílica sobre papel: experimentação de suportes, formatos e materiais". Esta iniciativa é uma continuação do Curso S/Papel: Experimentações em Desenho e Pintura, ministrado pela artista Claudia Hamerski. O curso foi elaborado com o objetivo de promover não apenas a prática artística, mas também a reflexão sobre a linguagem do desenho e da pintura, bem como sobre as práticas contemporâneas relacionadas a essas linguagens. As oficinas acontecem no 5º andar do Centro de Desenvolvimento da Expressão, localizado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), também vinculada à Sedac.
Tanto o desenho quanto a pintura têm ampliado suas possibilidades de abordagem e significado no contexto contemporâneo. Por isso, o curso se concentra na pesquisa artística, com ênfase na exploração dessas duas linguagens em trabalhos realizados em papel. Através do estudo de referências artísticas e históricas, e da leitura de uma bibliografia diversificada que abrange a produção artística em desenho e pintura, os participantes serão incentivados a investigar elementos presentes nas obras de artistas, os quais serão explorados de forma prática durante as aulas no atelier.
O objetivo principal do curso é possibilitar a experimentação das técnicas de guache e acrílica sobre papel, ampliando o repertório gráfico e referencial dos participantes e fornecendo subsídios para a exploração da linguagem do desenho e da pintura tanto em contextos de atelier, como artistas, quanto em práticas educativas em sala de aula, como arte-educadores.
Sobre a ministrante
Claudia Hamerski é doutora em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS), tendo concluído sua tese em 2022. Possui também mestrado na mesma área, finalizado em 2014. É especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS desde 2012, e graduada em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte desde 2010, e em Desenho desde 2006, também pela UFRGS.
Atualmente, Claudia dedica-se à sua pesquisa artística em Poéticas Visuais, com foco nos Desdobramentos da Imagem. Ela faz parte do grupo de pesquisa Arte & Natureza, Processos e Poéticas Híbridas, cadastrado no CNPq. Sua trajetória profissional inclui experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em temas como paisagem, processo criativo, desenho, fotografia, escala, ampliação, repetição, mediação e formação de professores em arte.
Seu trabalho atual está centrado em processos de deslocamento urbano, na intersecção entre fotografia e desenho, na relação entre arte e natureza, na manipulação de escalas e na subversão da paisagem em contraste com as estruturas arquitetônicas estabelecidas, bem como nas complexidades do processo criativo no desenho. Para mais informações, acesse o site www.claudiahamerski.com.
Serviço
Guache e acrílica S/Papel: experimentação de suportes, formatos e materiais
Módulo 3 do Curso de Desenho e Pintura S/Papel: Guache e acrílica sobre papel: experimentação de suportes, formatos e materiais
Conhecendo os materiais: apresentação de suportes e materiais, tipos de papéis, pincéis e tintas. Primeira prática: contato com os materiais, explorar o todo e detalhe s/ papel encorpado.
-
Conhecendo os materiais: apresentação de suportes e materiais, tipos de papéis, pincéis e tintas. Primeira prática: contato com os materiais, explorar o todo e detalhe s/ papel encorpado.
-
Guache sobre papel kraft: mancha e concentração de tinta. Com e sem cobertura prévia do suporte.
-
Acrílica sobre papelão: experimentação sobre suportes de papelão, caixas de densidades e formatos diferentes. Explorando a forma e estrutura do suporte, sobreposição, recorte, colagem, acúmulo e extração.
-
Hibridismos, suportes e materiais. Explorar materiais e suportes distintos combinados ou não, trabalhos anteriores, objetos. Criação individual.
Serviços
Datas: 02, 09, 16, 23, e 30/04
Horário: das 18h15 às 20h15
Vagas: 20 vagas, sendo 2 vagas destinadas às pessoas declaradas negras, indígenas, com deficiência e transgêneros
Público: estudantes, artistas, professores e interessados nas linguagens do desenho e da pintura, a partir de 18 anos de idade. Não é necessário conhecimento prévio, apenas interesse pela linguagem do desenho.
Valor: R$ 100,00
Informações: cdepoars@gmail.com ou cde@sedac.rs.gov.br
Materiais: poderão ser solicitados previamente materiais próprios e individuais para a produção dos trabalhos.
Formulário de inscrições: pelo link