Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Com apoio da LIC, 37ª Moenda da Canção ocorre até domingo (11) em Santo Antônio da Patrulha

Além da competição principal, festival de música conta com categorias instrumental, mirim e juvenil

Publicação:

No palco da Moenda da Canção, vários homens estão em pé, sorrindo e de frente para o público. Um deles ergue um troféu com uma das mãos. Sobre a imagem há um selo, no qual está escrito “Aqui tem Pró-Cultura RS”.
O evento acontece no Ginásio Caetano Tedesco, com entrada franca - Foto: Fernando Maguari/Moenda da Canção
Por Douglas Carvalho / Ascom Sedac

Inicia nesta sexta-feira (9/8) a 37ª edição da Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha. Também integram a programação do evento, que se encerra no domingo (11/8), a 13ª Moenda Instrumental e a 3ª Moendinha. Realizado no Ginásio Caetano Tedesco, com entrada franca, o festival conta com recursos do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), tendo sido aprovado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 347,5 mil de empresas apoiadoras, via abatimento de ICMS.

Além das competições musicais – na tradicional Moenda da Canção, na Moenda Instrumental e na Moendinha, voltada a artistas das categorias mirim e juvenil –, haverá um grande show em cada um dos três dias do evento. Na sexta-feira, a apresentação é de Duca Leindecker; no sábado (10/8), o Grupo Chão de Areia e convidados embalam o público; e no domingo (11/8) é a vez de Nei Lisboa. As atividades iniciam às 20h nos dois primeiros dias e às 19h no terceiro.

Nesta edição será realizada a iniciativa Moenda Solidária, em parceria com o coletivo RS Música Urgente, para ajudar a classe produtiva da música atingida pela recente crise meteorológica. Será divulgado um QR Code para doações e o festival disponibilizará um ponto de coleta de cobertores e roupas de cama.

Promovido pela Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa, o evento começou em 1987, originalmente como um festival de música nativista. A partir da sua nona edição, abriu-se para todos os ritmos. O nome do festival faz referência ao equipamento utilizado para moer a cana-de-açúcar, representando assim o município de Santo Antônio da Patrulha, reconhecido pela produção de derivados dessa planta, principalmente a cachaça e a rapadura.

Clique aqui para conferir a programação completa e, para mais informações, acesse as páginas do evento no Instagram e no Facebook.

Secretaria da Cultura