Maestro Felipe Prazeres conduz a Ospa em concerto nesta sexta-feira (25)

Espetáculo contará com obras de Puccini, Bottesini e Elgar, além de solo de contrabaixistas da Orquestra

A imagem mostra Felipe Prazeres, um homem branco, de cabelo curto, cor castanho, em um ambiente de concerto. No fundo, o cenário é escuro. Ele está em pé, vestido com uma camisa preta de mangas longas, enquanto segura uma batuta na mão direita, com a mão esquerda levemente levantada em um gesto de comando. À sua frente, parcialmente visível, estão músicos da orquestra.
Felipe Prazeres retorna à Ospa como regente - Foto: Renato Mangolin/Divulgação Ospa
Por Stéfani Fontanive/Ascom Ospa I Edição: Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta "Variações Enigma”, sob a regência de Felipe Prazeres, nesta sexta-feira (25/10). Os solistas, ambos músicos da Ospa, são os contrabaixistas Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo. O programa inclui obras de Giacomo Puccini, Giovanni Bottesini e Edward Elgar. Com valores entre R$ 10,00 e R$50,00, o concerto ocorre na Sala Sinfônica da Casa da Ospa, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos via Sympla.

A apresentação marca o retorno de Felipe Prazeres à Ospa, onde já se apresentou como solista e agora volta como regente. Prazeres é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (OSTM), além de atuar frequentemente como regente da Orquestra Petrobrás Sinfônica (Opes), onde é violinista spalla. É um dos fundadores da Academia Juvenil, projeto socioeducativo de música. No Theatro Municipal, já dirigiu óperas como “O Barbeiro de Sevilha”, “Carmen” e “O Elixir do Amor”.

A imagem mostra dois músicos em uma sala de concerto, ambos em pé com seus contrabaixos à frente. No fundo, há várias estantes de partituras vazias e cadeiras distribuídas pelo palco de madeira clara. A parede ao fundo tem placas acústicas retangulares em tons de bege e preto, dispostas em um padrão geométrico. No centro da imagem, os dois músicos, Carlos torrecilhas, um homem branco, de cabelos escuros e ondulados, vestindo uma camisa preta e colete, e Rafael Figueredo, um homem branco, de cabelos curtos, usando óculos, com barba, vestindo uma camisa azul-escura, seguram seus contrabaixos em posição vertical.
Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo - Foto: Gabriel Bayer/Divulgação Ospa
O repertório da noite começa com o “Intermezzo”, marcante trecho instrumental da ópera “Manon Lescaut”, de Giacomo Puccini. Em seguida, os contrabaixistas Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo executam “Passione Amorosa”, de Giovanni Bottesini, uma peça escrita para dois contrabaixos. Conforme explica Prazeres, “é sempre bacana e inusitado ter solo de contrabaixo, instrumento essencial para a base harmônica dos concertos”. Além de serem colegas na Ospa, os dois solistas são naturais de São Paulo, onde estudaram na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com a professora Ana Valéria Poles.

Para encerrar, o maestro conduz a execução das “Variações Enigma”, de Edward Elgar, uma obra conhecida por envolver um mistério nunca resolvido. De acordo com Prazeres, “Variações Enigma é uma das obras mais importantes do repertório sinfônico ocidental, da virada do século XIX para o século XX”. A peça é uma homenagem bem-humorada, segundo ele, para pessoas que passaram pela vida de Elgar, como seus amigos e sua esposa. O enigma do título diz respeito a uma melodia que estaria escondida na música, mas nunca foi encontrada. O compositor faleceu antes de revelar o segredo.

Antes da apresentação, às 19h, o violoncelista e mestre em música Murilo Alves, na palestra Notas em Concerto, explicará a escolha do repertório e das peças. O encontro será na Sala de Recitais e terá transmissão ao vivo pelo YouTube, assim como o concerto.

“Variações Enigma”

Palestra Notas de Concerto: Sexta-feira (25/10), às 19h, com Murilo Alves
Início do concerto: Às 20h
Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)