Coletânea de livros infantis ‘Lendas e Deuses da África’ tem lançamento no Memorial do RS
A publicação tem 12 livros com textos e ilustrações do cartunista Maurício Pestana, que estará presente no evento.
Publicação:

No sábado (15), às 15h30, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), acontece o lançamento da coleção de 12 livros infantis “Lendas e Deuses da África”, do cartunista e diretor-executivo da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana, que assina os textos e as ilustrações das obras. A coleção da editora Nova Fronteira atende à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A entrada é franca.
A publicação já foi apresentada em Florianópolis, Brasília, Salvador e São Paulo. O evento em Porto Alegre tem patrocínio do Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecune) e ICON-Contabilidade. Apoio cultural do Memorial do RS, Grupo Mulheres do Brasil e Rede de Afroempreendoras do RS (Reafro/RS).
São doze livros que trazem lendas dos deuses e mitos africanos populares em todas as regiões do país, enraizados na cultura brasileira. As narrativas revelam a importância da pluralidade cultural na formação do nosso povo, sem o traço e o estereótipo de alguns deuses descritos em outras publicações. As obras contam com participações especiais de Wilson Simoninha, Lázaro Ramos, Adriana Lessa e da cantora Margarete Menezes, entre outras personalidades do meio artístico-cultural.
Maurício Pestana é jornalista, publicitário, cartunista, escritor e gestor empresarial. Iniciou a carreira em 1982 no jornal O Pasquim, e hoje contabiliza mais e 60 obras publicadas. Sua produção reflete preocupação com temas para reflexão e consolidação dos direitos humanos, com foco especial à luta contra o racismo por meio de narrativas e ilustrações de viés artístico e educativo. Pestana realiza ainda cursos, workshops, oficinas e assessoria nas áreas de educação e diversidade para editoras, sindicatos, entidades governamentais e ONGs. Exerceu o cargo de Secretário de Promoção da Igualdade Racial, entre 2013 e 2016, na cidade de São Paulo. É presidente do Fórum Brasil Diverso, presidente do Conselho Editorial da Revista Raça e escritor da coluna Diversidade Corporativa, na revista Istoé Dinheiro. Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e do Conselho Paulista de Leitura.
SERVIÇO
LENDAS E DEUSES DA ÁFRICA
Lançamento da coletânea de doze livros infantis, com a presença do autor Maurício Pestana.
Dia 15 de dezembro (sábado), às 15 h 30, no auditório do primeiro andar.
Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, 1020.
Centro Histórico de Porto Alegre