Exposição "A Vida é Arte: Faça a Sua!" destaca trabalhos de alunos da Escola Estadual Irmão Miguel Dario
Mostra apresenta obras de arte produzidas por pessoas privadas de liberdade como meio de reintegração social
Publicação:

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmão Miguel Dario, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inauguram, no dia 10 de outubro, às 18h, a 2ª edição da exposição "A Vida é Arte: Faça a Sua!", com curadoria de Joana Pagliarini e Nathanael Fauth.
A mostra acontecerá no Espaço Evelyn Ioschpe, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), e tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos professores e alunos da Escola Estadual Irmão Miguel Dario, que atende pessoas privadas de liberdade. O projeto é uma extensão do programa "Hortoterapia - Método AEDOCAR", idealizado e desenvolvido pela Profª. Joana Pagliarini.
A arte tornou-se parte do método AEDOCAR ao perceber a diversidade dos participantes, que inclui pessoas não alfabetizadas e semialfabetizadas. Ao longo do tempo, o projeto evoluiu e foi reconhecido como arteterapia, recebendo pessoas de todas as idades, com foco especial nos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmão Miguel Dario. O objetivo do projeto é incentivar a expressão artística como meio de autoconhecimento, autocuidado e preparação para a reintegração social dos alunos. A proposta conta com a colaboração ativa de artistas locais, incluindo estudantes, professores e voluntários da escola, que atuam em áreas como pintura, escultura, escrita criativa, literatura, poesia e fotografia.
A exposição "A Vida é Arte: Faça a Sua!", resultado de todo esse processo, será recebida pelo Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição que desenvolve ações por meio de diálogos com diferentes linguagens artísticas. "O CDE é um espaço de acolhimento, que tem como missão utilizar a arte como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento social", explica Adriana Boff, diretora do CDE.
Além disso, as obras da exposição foram relacionadas com os textos literários elaborados pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e transformados no livro "Enquanto o dia não nasce", com lançamento previsto ainda para este ano.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 19 de novembro, no Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da CCMQ, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
Serviço
Abertura da Exposição “A Vida é Arte: Faça a Sua!”
Data: 10/10
Horário: 18h
Local: Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre)
Visitação: 11/10 a 19/11, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
*Entrada gratuita