Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu de Arte Contemporânea inaugura exposição que repensa memórias Guarani na Porto Alegre pós-enchente

“Testemunhos da Terra” resgata indícios da ocupação Guarani na capital gaúcha

Publicação:

Imagem de um fundo preto com um fragmento de pedra em tom avermelhado, localizado na parte superior esquerda. Abaixo da pedra, há uma régua de escala arqueológica com marcações em preto e branco, números em milímetros e uma paleta de cores no canto direito, contendo faixas nas cores vermelho, amarelo, verde e preto.
Mostra representa um gesto de valorização e reinterpretação das raízes Guaranis no Rio Grande do Sul - Foto: Anelise De Carli e Camila Proto/Divulgação MACRS
Por ascom macrs I edição: ascom sedac

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), inauguram nesta quinta-feira (28/11), a partir das 18h, a mostra “Testemunhos da Terra”. Serão expostos trabalhos que relacionam as raízes Guarani de Porto Alegre com a enchente que afetou o Estado em 2024. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada na Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), até o dia 2 de março de 2025.

Selecionada no Edital “Chamada Aberta” do MACRS, “Testemunhos da Terra”, das artistas e pesquisadoras Anelise De Carli e Camila Proto, resgata e fabula indícios da ocupação Guarani em uma capital gaúcha que viveu uma catástrofe climática. A mostra explora as memórias soterradas da ocupação milenar Guarani no território, um passado profundamente conectado ao presente, embora seja frequentemente tratado sem o devido protagonismo. A proposta procura despertar a imaginação para as possibilidades de criação de uma nova narrativa sobre a cidade, depois da cheia de maio deste ano.

“Os primeiros grupos Guarani por aqui são tão antigos quanto o Império Romano. E o racismo nos impede de ver isso. Nosso projeto procura criar legibilidade e, assim, reconhecimento dessa ancestralidade originária do Brasil e do Rio Grande do Sul. É especialmente marcante contar essa história aqui, um lugar precioso para a identidade da cidade, que esse ano ficou, como ela, soterrada pelas águas”, afirma Anelise.

Por meio de uma combinação de investigação artística e científica, as artistas propõem um exercício de fabulação, em que objetos e fragmentos cerâmicos – imaginados como resquícios da presença Guarani – emergem de um território inundado. A exposição é o resultado de estudos arqueológicos, antropológicos e históricos realizados pelas pesquisadoras. Esses indícios fictícios procuram encorajar os visitantes a refletir sobre as fronteiras entre ciência e arte, questionando o que consideramos como verdade ou ficção.

Testemunhos da Terra Camila Proto e Anelise De Carli Divulgação MACRS (2)
Peça da exposição "Testemunhos da Terra" - Foto: Anelise de Carli e Camila Proto/Divulgação MACRS

“Fabulação é uma metodologia de criação. A palavra é nova, mas o sentido não tanto. Fabular é fazer o sentido de algo exceder o sentido original, é ultrapassar a fronteira do que se espera daquilo. Então a fabulação não é “só” ficção, é também reimaginação, imaginar mais, imaginar melhor”, comenta Camila sobre a fabulação como método artístico.

A mostra representa um gesto de valorização e reinterpretação das raízes guaranis, revelando histórias e objetos que, ainda que imaginários, nos conectam profundamente com a ocupação original do Rio Grande do Sul.

Também nesta quinta-feira, a partir das 17h, acontecerá a ação educativa “Conversas de Casa”, na Sala Sérgio Napp 2, 2º andar da CCMQ. A edição especial do encontro, além de contar com a presença de Anelise e Camila, também apresentará a exposição “Deságua”, com a participação de artistas e colaboradores da mostra, resultado da 2ª Residência Formigueiro, marcando a 9ª edição do Festival Kino Beat.

Chamada Aberta

O Edital “Chamada Aberta” tem por objetivo ocupar as galerias do MACRS por meio de propostas apreciadas pelo Comitê de Acervo e Curadoria do Museu. Para a seleção, foram consideradas a política de exposições da instituição, bem como os procedimentos e critérios para a realização de projetos expositivos, de maneira que a programação esteja atrelada à missão e às linhas de pesquisa do acervo do MACRS. 

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Serviço
“Conversas de Casa”
Quando: Quinta-feira (28/11), às 17h
Onde: Sala Sérgio Napp 2, 2º andar da CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Exposição “Testemunhos da Terra”
Quando: Quinta-feira (28/11), às 19h
Onde: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ
Visitação pública: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h, até 2 de março de 2025

Secretaria da Cultura