Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Clube de Leitura BPE convida leitores para discutirem a obra de Marguerite Yourcenar

O evento é aberto para estudantes, professores, historiadores e leitores em geral

Publicação:

Os encontros do Clube de Leitura BPE são para debater obras pertinentes à história e à cultura do universo literário
Os encontros do Clube de Leitura BPE são para debater obras pertinentes à história e à cultura do universo literário - Foto: Divulgação - BPE

No dia 31 de março, às 17h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai realizar um encontro para debater a vida e a obra da escritora belga Marguerite Yourcenar (1903-1987). A iniciativa integra a programação da BPE para o Mês da Mulher. 

Os encontros do Clube de Leitura BPE visam debater obras pertinentes à história e à cultura do universo literário. Para participar é necessária a leitura prévia de qualquer obra da autora. No dia do evento, a equipe da BPE realizará uma apresentação da vida e obra de Marguerite no Salão Mourisco, seguido de um bate-papo com o público.  

Os livros da escritora podem ser encontrados no Setor de Empréstimos da Biblioteca, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na entrada pela Rua General Câmara, e podem ser retirados mediante cadastro (acompanhado de documentação, comprovante de residência e o pagamento de taxa única de R$ 10). 

Memórias de Adriano: Autobiografia imaginária ou biografia romanceada?  

Memórias de Adriano é a obra-prima de Marguerite Yourcenar, autora belga (1903-1987), eleita para a Academia de Letras Francesa, em 1980. 

Publicado pela primeira vez em 1951, após um intenso processo de pesquisa, de escrita e reescrita que durou cerca de trinta anos, o livro obteve enorme sucesso e converteu-se imediatamente em um clássico da literatura moderna. 

Em uma espécie de autobiografia imaginária, a autora recria a vida do imperador romano Adriano (de 117 a 138), com seus triunfos e reveses, e dá forma a um romance histórico, mas também poético e filosófico, que se tornaria uma das mais fascinantes obras de ficção do século 20. Trata-se de uma grande obra de ficção baseada em fatos históricos, e ambientada física, política, social e culturalmente na época dos grandes imperadores romanos. 

Adriano foi, ele próprio, autor de uma autobiografia que, no entanto, não chegou aos nossos dias. 

O livro está organizado em seis partes, incluindo um prólogo e um epílogo. Toma a forma de uma carta redigida por Adriano e dirigida ao seu filho adotivo e futuro imperador Marco Aurélio, então com dezessete anos 

Na primeira edição, Marguerite explica no posfácio "Carnet de note", que escolheu Adriano como tema para o seu romance, porque ele viveu em uma época intercalar — entre o Paganismo e o Cristianismo. Uma vez que já não se acreditava nos deuses romanos, mas a doutrina cristã ainda não tinha se firmado. Isso despertou sua curiosidade, porque ela própria viveu uma época semelhante na Europa do pós-guerra. 

Serviço 

O quê: Encontro sobre a obra de Marguerite Yourcenar 
Quando: 31 de março (sexta), às 17h 
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre) 
Entrada gratuita 
Informações e inscriçõesbpe.acervors@gmail.com. / Telefone: 32259426 

* Os livros de Marguerite Yourcenar estão à disposição no Setor de Empréstimo da BPE (entrada pela Rua General Câmara), e podem ser retirados, mediante cadastro

Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

Secretaria da Cultura