Dia Estadual do Patrimônio Cultural terá programação on-line

Em 2020, as ações serão virtuais e reunirão mais de 50 municípios e 140 instituições

card pat 01
Programação 2020 será virtual
Por Clarissa Lima e Rafael Varela | Ascom Sedac
Uma extensa programação vai marcar as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que este ano terá como tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades” e vai debater os diferentes aspectos da cultura gaúcha, tais como as criações artísticas e científicas, os saberes tradicionais, as celebrações e os lugares. A programação ocorre durante todo o mês de agosto, com atividades on-line disponibilizadas por mais de 50 municípios e pode ser conferida em cultura.rs.gov.br/programacao - no endereço também está disponível um mapa interativo.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o Dia Estadual do Patrimônio Cultural se adapta ao cenário de distanciamento social e apresenta uma proposta de programação virtual.

“Esta é uma edição marcada pela reinvenção. A situação de pandemia nos levou a propor atividades em nível digital, como forma de garantir a segurança de todos perante o risco de contaminação pelo coronavírus. Mas a adesão dos municípios e instituições nos mostra que as comemorações serão tão ricas e diversificadas quanto às de 2019”, garante a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

“Teremos uma pauta variada, com a participação de instituições culturais, governamentais e de artistas independentes”, adianta Luísa Maciel, assessora técnica da Sedac e coordenadora do Dia Estadual do Patrimônio.

Adesão

52 municípios;
15 equipamentos de cultura da Sedac;
129 instituições – entre elas: museus, bibliotecas, universidades, igrejas, centros de tradição gaúcha (CTG’s), arquivos, institutos, câmaras de vereadores, associações de amigos, conselhos municipais de cultura, escolas, ONG’s, remanescentes quilombolas, artistas independentes e rádios AM e FM.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural RS

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril de 2019, que institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diretor da instituição por 30 anos.