CDE apresenta a exposição "Las Balconadas"
Mostra de arte têxtil contemporânea pode ser visitada gratuitamente até janeiro de 2024
Publicação:

O Centro de Desenvolvimento da Expressão, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta a exposição "Las Balconadas" (varandas, em espanhol) no Espaço Evelyn Ioschpe, no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A partir da próxima terça-feira (28), os visitantes poderão apreciar uma mostra de obras têxteis de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, criadas por artistas de diversos países. A abertura será às 18h, e a visitação gratuita prosseguirá até 21 de janeiro do ano que vem.
A exposição "Las Balconadas" já foi apresentada em países como Argentina e Uruguai, onde as peças foram penduradas em casas e edifícios ao ar livre, seguindo a tradição das balconadas. Durante a X Bienal de Arte Têxtil Contemporânea WTA, a mostra foi exibida no centro histórico de Montevidéu.
A exposição é uma parceria entre a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), ambos equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio do Instituto Zoravia Bettiol. Conta com a participação de 21 artistas de oito países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Espanha e Brasil.
Zoravia Bettiol, renomada artista visual gaúcha, destaca que as obras de "Las Balconadas" expressam diferentes linguagens e foram criadas com diversas técnicas e materiais. "A exposição é uma oportunidade de apreciar a criação artística têxtil contemporânea de artistas internacionais", disse Zoravia.
A World Textile Art (WTA), uma das organizações mais respeitadas no campo da arte têxtil contemporânea, realiza bienais internacionais e eventos específicos para promover a divulgação dessa forma de expressão artística. Com 26 anos de atuação, a WTA tem contribuído para o desenvolvimento e reconhecimento da arte têxtil em todo o mundo.
Serviço
Exposição "Las Balconadas"
Abertura: 28/11 (terça-feira)
Horário: 18h
Visitação: até 21 de janeiro de 2024, de terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre
*Entrada gratuita