Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA e Coro Sinfônico celebram 150 Anos de Imigração Italiana em Porto Alegre e Bento Gonçalves

Orquestra, cantores do coro e solistas apresentam obras sacras do compositor Antonio Vivaldi

Publicação:

Imagem de um concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Em primeiro plano, vê-se o maestro de costas, regendo uma orquestra composta por músicos de instrumentos de corda, sopro e percussão, todos sentados no palco. Atrás da orquestra, há um grande coro formado por homens e mulheres em trajes formais, muitos com as bocas abertas em pleno canto. O cenário tem um fundo de painéis acústicos em tons de madeira clara e escura. O público aparece em silhueta na parte inferior da imagem, evidenciando que o espetáculo ocorre em uma sala de concertos lotada.
OSPA e seu Coro Sinfônico realizam apresentações na capital e no interior em comemoração aos 150 Anos de Imigração Italiana - Foto: Foto: Vinícius Angeli / Divulgação Ospa
Por Ascom Ospa | Edição: Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dá início na próxima semana à série de concertos que comemora os 150 anos da Imigração Italiana no Estado. A primeira apresentação, intitulada "Voci di Vivaldi", será realizada no sábado (26/4), às 17h, no Complexo Cultural Casa da OSPA, na capital gaúcha. No dia seguinte, o mesmo espetáculo será levado para Bento Gonçalves, onde será apresentado na Fundação Casa das Artes, a partir das 18h de domingo (27/4).

Na Casa da OSPA, "Voci di Vivaldi" já está com ingressos à venda pelo Sympla. Também está prevista a palestra "Notas de Concerto", ministrada pelo maestro e cantor lírico Sérgio Sisto, no mesmo dia, às 16h, na Sala de Recitais. Ambas atividades estão inclusas no ingresso e terão transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal da OSPA.

Já em Bento Gon, a apresentação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Fundação Casa das Artes e o Sesc-RS. O concerto será gratuito, com entrada por ordem de chegada. Não está prevista transmissão ao vivo.

Sob a regência de Diego Schuck Biasibetti, o concerto une Orquestra, Coro Sinfônico da OSPA e cinco cantores solistas: Cintia de Los Santos (soprano), Elisa Machado (soprano), Carol Braga (mezzo-soprano), Felipe Bertol (tenor) e Ricardo Barpp (baixo-barítono). 

Sobre o programa

No concerto "Voci di Vivaldi", a OSPA apresenta as composições do violinista Antonio Vivaldi (1678-1741), que viveu em Veneza. O autor de “As Quatro Estações” também escreveu importantes obras sacras, como “Gloria RV 589” e “Dixit Dominus” –  ambas compõem o programa desta apresentação. 

Dividido em duas partes, o concerto inicia com “Gloria RV 589”, obra baseada no texto "Gloria in Excelsis Deo". Trata-se de um hino de louvor, escrito por volta de 1715, e dividido em doze movimentos. A orquestra, em formação reduzida de cordas, oboé, trompete e órgão, toca enquanto o Coro Sinfônico e os solistas se intercalam na interpretação dos versos em latim.  

Retrato formal do maestro Diego Schuck Biasibetti, sentado, com expressão séria e olhar direto para a câmera. Ele veste terno preto, camisa branca e gravata preta, e segura uma batuta com as duas mãos apoiadas sobre uma das pernas cruzadas. Usa óculos de armação fina e tem cabelo claro, curto, com barba e bigode. O fundo é neutro e escuro.
Sob a regência de Diego Biasibetti, o concerto "Voci di Vivaldi" une Orquestra, Coro Sinfônico da OSPA e cinco cantores solistas - Foto: Foto: Vitor Ceolin / Divulgação Ospa

A segunda parte do concerto é dedicada a "Dixit Dominus em Ré Maior RV 594", obra composta por Vivaldi entre 1715 e 1720 com base no texto do Salmo 110 e dividida em onze partes. O maestro Diego Biasibetti chama a atenção para uma particularidade da obra, que é pouco executada devido à complexidade da sua montagem. “O Vivaldi escreveu ‘Dixit Dominus' para uma orquestra dupla e um coro duplo. Isso traz um 'efeito estéreo' para o palco muito interessante, mostrando bem a ideia de pergunta e resposta, dos contrastes, que são elementos típicos da música barroca. Possivelmente, a intenção era mostrar o texto no qual diz: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: senta-te à minha direita’, como se pudéssemos ver ‘a direita do Senhor’”, explica o maestro. 

A OSPA nos 150 Anos da Imigração Italiana

Ao longo de 2025, a OSPA realiza diversos concertos comemorativos aos 150 Anos da Imigração Italiana na capital e no interior do Estado. A próxima apresentação já está confirmada: "Sentimenti dell’Anima – 150 Anos da Imigração Italiana", em Caxias do Sul (UCS Teatro, no dia 23/5, 20h) e em Porto Alegre (Complexo Cultural Casa da OSPA, no dia 24/5, às 17h). Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt e com participação dos solistas Carla Domingues (soprano) e Martin Muehle (tenor), a OSPA executa peças de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Ottorino Respighi e outros mestres italianos. 

Serviço

Concerto “Voci Di Vivaldi”, em comemoração aos 150 Anos da Imigração Italiana

 

Série Casa da OSPA, em Porto Alegre

Quando: Sábado (26/4). Início do concerto às 17h. Palestra “Notas de Concerto” às 16h, com Sergio Sisto

Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)

Ingressos: de R$10 a R$50 | Descontos: ingresso solidário com doação de 1kg de alimento, clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem

Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h

Transmissão ao vivo: às 16h (palestra) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube

 

Série Interior – Bento Gonçalves

Quando: Domingo (27/4), às 18h

Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto, Bento Gonçalves)

Entrada gratuita (sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível)

 

Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.



Secretaria da Cultura