Circuito RS Criativo traz novo ciclo de capacitação para os empreendedores criativos do Estado

O Circuito RS Criativo ocorre entre os meses de outubro e dezembro
Sede do RS Criativo (Casa de Cultura Mario Quintana) - Foto: Divulgação | RS Criativo
Programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), viabilizado em parceria com Banrisul, Feevale, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e Ministério do Turismo, o Circuito RS Criativo ocorre entre os meses de outubro e dezembro. A programação conta com oficinas, cursos e um ciclo de mentorias voltados ao fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos do setor.

Entende-se por economia criativa o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), divulgada em dezembro de 2019, aponta que o setor da economia criativa do Estado é responsável por 130 mil empregos formais – ultrapassando segmentos como o da indústria calçadista e automobilística, movimentando 4% do PIB gaúcho. O RS registra mais de 48 mil microempreendedores que atuam em áreas como publicidade, artes visuais, literatura, música, audiovisual, ensino da cultura, design, moda, entre outras.

Webinars

- A importância da economia criativa para o Estado do RS
Com início previsto para o final de outubro, a programação do Circuito terá como sua primeira atividade um webinar que abordará a importância da economia criativa para o Rio Grande do Sul, a partir das pesquisas sobre o impacto da Covid-19 no setor criativo realizadas pela Feevale e a pesquisa realizada com apoio da UNESCO Brasil, SESC Nacional, FFLCH USP, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura e 13 secretarias de Estado de Cultura do Brasil. O encontro contará com a presença de Cristiano Max, pesquisador e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale e de André Lira, consultor de Negócios e Inovação nos setores da economia criativa, músico e produtor cultural da CULTIVE e mediação de Carolina Maia, coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac. A transmissão ocorrerá dia 27 de outubro, às 17h, na fanpage do RS Criativo - facebook.com/rscriativo

- Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios
O segundo Webinar terá como tema “Colaboração, Compartilhamento e Criatividade como Estratégias para Desenvolvimento dos Territórios”. André Lira irá apresentar e analisar casos que exemplifiquem como a implementação de processos coletivos e colaborativos podem potencializar o ecossistema criativo. Será  dia 12 de novembro às 14h, na plataforma Webex Cisco, inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Cursos

Cursos e oficinas para empreendedores criativos, inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.

- Curso de Processo Criativo - O Valor das Ideias
Sem prazo, sem verba, mas com ideia.
 Dia 29/10 - 19h
Ministrante: Clube de Criação RS - Cado Bottega, William Mallet, Alessandro Lages Carlucci e Dreyson Queiroz

- Curso “O papel da criatividade e da comunicação e a criatividade como processo constante e transversal nos negócios criativos.”
Dia 05/11 - 17h às 20h
Ministrantes: André Conti Silva (professor da Feevale) + John (Empreendedor da empresa Marke do Feevale Techpark) + Camila Ferrarelli (Mestranda em Indústria Criativa pela Feevale)

- Curso offline “Primeiros passos para aprender a criar layouts com o CANVA!”
Ministrante: Thaís Franco
Disponível no site da Sedac/RSCRIATIVO,  em 30 de outubro.

- Curso “Sustentabilidade financeira no contexto da economia criativa. Tendências e possibilidades de acesso a recursos para o setor criativo no “novo normal.”
Dia: 17/11 - 17h às 20h
Ministrantes: Manuela Bruxel (Coordenadora do Núcleo de Projetos de Inovação) + Sergio Finger  (Empreendedor da empresa Trashin no Feevale Techpark)+ Alex Lassakoski (Mestrando em Indústria Criativa pela Feevale)

Ciclo de Mentorias Temáticas
Serão oferecidas mentorias temáticas especializadas para empreendedores criativos. Inscrições gratuitas e vagas limitadas no site da Sedac/RSCRIATIVO.

Financeira, com Mauro Negruni (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Dusan Schreibeir (Professor da Feevale). Dia 24/11 das 15h às 17h.
Marketing/ Comunicação, com Émerson/ Tarcísio (Mestrandos em Economia Criativa e empreendedores do Feevale Techpark) e Vanessa Valiatti (Professora da Feevale). Dia 26/11, das 15h às 17h

Modelagem de negócios e processos, com Bruna Haubert (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Gustavo Piardi (Coordenador do Feevale Techpark). Dia 01/12, das 15h às 17h.

Tecnologia, com Vinícius Vellar, Lucas Pereira (Mestres em Economia Criativa pela Feevale) e Marta Bez (Professora da Feevale). Dia 8/12, das 15h às 17h.
Empreendedorismo, com Lenice Scarpato (Mestre em Economia Criativa pela Feevale) e Vânia Bessi (Professora da Feevale). Dia 15/12, das 15h às 17h.

RS Criativo

O RS Criativo é um programa estratégico do governo do Estado, que tem como finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à Economia Criativa. Com caráter inclusivo, oferece atividades para pessoas envolvidas em diversos setores criativos, interessadas em empreender ou se aprimorar nas áreas que compõem a cadeia produtiva.
Em 2020, o Programa RS Criativo completou um ano de fomento à economia criativa gaúcha. Considerado pilar estratégico para impulsionar a economia da cultura sul-rio-grandense, o programa da Sedac, em 2019, selecionou 17 empreendimentos que participaram do I Ciclo de Residência, oportunizando a 4 mil empreendedores mais de 700 horas de mentorias e capacitações.

O RS Criativo começou a ser gestado logo no início do governo, no bojo da refundação da Sedac e teve ações potencializadas por caravanas, que levaram cursos para nove regiões do Estado.