CCMQ e MACRS receberão patrocínio de R$ 500 mil da CEEE Equatorial

Recursos visam apoiar retomada pós-enchentes nas duas instituições da Sedac

A CCMQ (foto) é uma das instituições beneficiadas pelo patrocínio
A CCMQ (foto) é uma das instituições beneficiadas pelo patrocínio - Foto: Junior Evans
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) receberão R$ 500 mil em patrocínio da CEEE Equatorial. Realizado via incentivo fiscal da Lei Rouanet, o aporte será direcionado a ações focadas em artes visuais e formação cidadã, contribuindo para fomentar a retomada após o desastre climático que assolou o Estado.

Com realização prevista para o 2º semestre de 2024, as ações patrocinadas integram os planos anuais das duas instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Serão destinados R$ 300 mil para a CCMQ e R$ 200 mil para o MACRS. O apoio financeiro foi anunciado pela concessionária de energia na última quinta-feira (13/6).

Confira as ações patrocinadas

- CCMQ: projeto “Luzes do Futuro”, que inclui um seminário internacional com pesquisadores da comunidade científica, autores e artistas, promovendo diálogo sobre as relações entre cultura e Antropoceno; intervenção artística no Jardim Lutzenberger, traçando diálogo entre arte, natureza e tecnologia, com experiências sensoriais; programação de cinema ao ar livre; e ocupação de espaços expositivos com artistas gaúchos afetados pelo desastre climático, cuja produção traga horizontes e exercícios de futuro. Todas as ações serão atravessadas por atividades educativas e devem ocorrer entre setembro e dezembro deste ano.

- MACRS: seis exposições a serem sediadas nas galerias do Museu com artistas gaúchos, mediante seleção do Comitê de Acervo e Curadoria do MACRS; nova edição do Programa de Residência Artística do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), com foco em questões ambientais e seleção de cinco artistas visuais de cinco regiões do Estado para residência na CCMQ, com recebimento de bolsa, acompanhamento curatorial e capacitação profissional; projeto de circulação de exposição e formação em artes visuais pelo Rio Grande do Sul, com objetivo de descentralização, prevendo itinerância em dois ou três municípios gaúchos; programa educativo em parceria com Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), com ações em abrigos temporários, a fim de promover momentos de encontro com a criatividade e a imaginação, nos quais adultos e crianças expressem suas ideias por meio da linguagem das artes visuais. As ações devem ocorrer ao longo do 2º semestre de 2024.