Sedac lança o Dia do Patrimônio 2023

Apresentação do tema e da marca será nesta terça-feira, durante o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS

DSC 0098
Visitantes durante a programação especial do Dia do Patrimônio 2019, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) - Foto: Solange Brum
Por SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lança nesta terça-feira (06), em Restinga Sêca, o Dia do Patrimônio 2023. O anúncio do tema e da marca desta edição será feito pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e pelo diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, durante o 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul.

O encontro, que se firmou como um importante espaço de reflexão das políticas públicas de cultura nos municípios gaúchos, vai receber autoridades e lideranças nacionais, estaduais e municipais durante dois dias. Na programação, debates, troca de experiências, valorização da diversidade e fortalecimento da cultura local por meio do diálogo.

O Fórum também será palco das comemorações dos 30 anos do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic) e da eleição da nova diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ainda no primeiro dia de evento (06), à tarde, um painel organizado pela Sedac vai tratar sobre o Dia do Patrimônio 2023, celebrado em 17 de agosto.

Além de apresentar o tema e a marca da edição deste ano, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e o diretor do Iphae, Renato Savoldi, irão propor atividades para os municípios e compartilhar informações históricas sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

“Esta quinta edição do Dia do Patrimônio vem para consolidar todas as iniciativas já executadas nesta grande ação que iniciou em 2019 e foi construída pela Sedac em parceria com muitos municípios do nosso Estado. Por isso, convocamos os gestores a aderirem às atividades com mais ideias e propostas que ajudem a tornar essa comemoração ainda maior”, convida Savoldi.

Homenagens

Como parte das comemorações dos 30 anos do Codic, na terça-feira pela manhã haverá uma homenagem aos fundadores do Conselho, entre eles Ruben de Oliveira, atual coordenador do Sistema Estadual de Cultura. Rubinho, como é conhecido, é de Bagé e foi coordenador da Comissão Provisória de Instalação do Codic.

Também serão homenageados Dinorá Garcia Feldens, de Lajeado, ex-presidente do colegiado; o então vice-presidente Luci Magali Netto Torres, de Pelotas; e os dirigentes João César da Silva, do município de Tapes, que foi 1º secretário; Maristela Moura, de Santa Maria, então 2ª secretária; Délcia Livi da Cruz, de Taquara, 1ª tesoureira; Maria Regina Otto Lopes, de Carazinho, que foi 2ª tesoureira; e Marisa Timm Sari, como assessora técnica de Cultura da Famurs.

Sobre o Dia do Patrimônio

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Iphae, do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.

No Estado, as comemorações alusivas ao Dia do Patrimônio começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em abril daquele ano. A programação especial das instituições em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 daquele mês.

Sobre o Fórum

O Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS é uma realização da Famurs e do Codic. A edição deste ano acontece nos dias 06 e 07 de junho, no Recanto Maestro Business Center, em Restinga Sêca, região central gaúcha.

Confira a programação completa:

06 de junho | Terça-feira

09h: MESA DE ABERTURA

- Beatriz Araujo, secretário de Estado da Cultura do RS

- Consuelo Vallandro, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul

- Evandro Soares, presidente do CODIC e secretário da Cultura de Bento Gonçalves

- Shaiane Dotto, Secretária de Restinga Sêca

mediação: Vinicius Brito, assessor técnico de Cultura da Famurs

10h: 30 ANOS DO CODIC

- Homenagem aos fundadores do Conselho

10h30min: O NOVO MINISTÉRIO DA CULTURA E A RELAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS

- Pedro Vasconcellos, Diretor de Articulação e Governança da Secretaria de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC)