Iphae realiza solenidade de tombamento do prédio da Igreja Sagrado Coração de Jesus

Localizado na região portuária de Pelotas, o prédio de arquitetura barroca romana foi construído em 1915

Igreja Sagrado Coração de Jesus é popularmente conhecida como Igreja do Porto
Igreja Sagrado Coração de Jesus é popularmente conhecida como Igreja do Porto - Foto: Divulgação - Sedac
Por JOSIANE ROTTA | ASCOM SEDAC

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), realiza nesta quinta-feira (02/02), às 8h, a solenidade de tombamento da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada na região portuária de Pelotas. O prédio, que já havia recebido o tombamento municipal em 2020, agora entra para a lista de bens com reconhecido valor cultural para o Rio Grande do Sul.

“Assim como a comunidade de Pelotas, o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura e do Iphae, reconhece o grande valor patrimonial e simbólico desse templo religioso tão identificado com a paisagem da cidade, agora tombado também na instância estadual. Em ação de parceria com os municípios, estamos avançando na proteção do patrimônio cultural que pertence a todos os gaúchos e gaúchas”, avalia a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

No evento, estarão presentes a titular da Sedac, Beatriz Araujo, acompanhada do diretor do Iphae, Renato Savoldi, e do diretor de Memória e Patrimônio da pasta, Eduardo Hahn. Também participarão do ato: representantes da Administração Municipal; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Paulo Ferreira Junior; o arcebispo metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann; o padre Wylson da Mota Fernandes, além de outras autoridades. A solenidade integra a programação local da 91ª Festa da Nossa Senhora dos Navegantes e será aberta à comunidade.

Sobre a igreja

A proposta de tombamento, encaminhada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, vinculada à Mitra Diocesana de Pelotas, fundamentou-se na importância histórica, cultural e social da preservação desse patrimônio. Nesse contexto, destaca-se o fato de que, até 1912, a cidade só possuía uma paróquia, a de São Francisco de Paula, e, em 1º de novembro de 1912, foi criada a paróquia Sagrado Coração de Jesus - popularmente conhecida como “Igreja do Porto”, por estar localizada próxima à região do atual porto desativado sobre o canal São Gonçalo.

O prédio tombado foi o segundo a abrigar a igreja. A construção, de arquitetura barroca romana, começou em 1915 e foi inaugurada em 1921. Na parte interna, revela-se a herança portuguesa no conjunto da obra, sobretudo pelos afrescos e escaiolas. Entre as imagens em seu interior, destaca-se a do padroeiro Sagrado Coração de Jesus. A torre da igreja, com 40 metros de altura, contém três sinos, “Jesus, Maria e José”, que representam a Sagrada Família - vieram de São Paulo, de fundição com influências italianas, e passaram por restauração em 1959.

“A Igreja Sagrado Coração de Jesus representa a história, o desenvolvimento econômico e a evolução urbana da cidade, contribuindo para a preservação dos valores culturais, patrimoniais e sociais do município de Pelotas. Dessa forma, a edificação caracteriza-se como patrimônio cultural inserida na paisagem e na imagem da cidade e reúne valores que justificam o tombamento em nível estadual”, detalha o diretor do Iphae, Renato Savoldi.