Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS lança tour virtual da exposição “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022”

Encerrada no dia 21/05, mostra trouxe um resgate da produção dos artistas desde os anos 1970 até o presente

Publicação:

4 Hall de entrada
Hall de entrada do MARGS - Foto: Divulgação - MARGS
Por Ascom | MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura — Sedac, apresenta o tour virtual da exposição “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022" (clique aqui), que foi inaugurada em 17 de dezembro de 2022 e ficou em exibição no Museu até 21 de maio deste ano.

A mostra traz um resgate da trajetória dos dois artistas, apresentando um panorama de suas produções desde os anos 1970. Ao mesmo tempo, destaca a colaboração que mantiveram nos anos 1980, quando trabalharam em conjunto, atuando em dupla e realizando obras e projetos experimentais. Assim, a exposição contempla desde os trabalhos individuais da época dos grupos Nervo Óptico (1976-1978) e Espaço N.O. – Centro Alternativo de Cultura (1979-1982) até a produção desenvolvida até aqui.

Da parceria que os artistas mantiveram nos anos 1980, a exposição engloba 3 momentos: a performance e a instalação “Porquê choras?” de 1985, a pintura feita a quatro mãos em 1986 pelo Projeto Releituras do MARGS e que integra o acervo do Museu, e a participação da dupla com uma sala na 19ª Bienal de São Paulo de 1987.

A produção, composta por pinturas, xerografias, fotografias, instalações e registros de performance,  permaneceu praticamente inédita e raramente exibida, sendo “redescoberta” nesta oportunidade.  Nazari enfatiza as estratégias da arte postal e da arte xerox em relação à temática da homoafetividade, enquanto Lanes investiga a formação do olhar e a subversão irônica da materialidade artística. Ambos tomam o corpo como um amplo território de possibilidades expressivas e descobertas poéticas.

“Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022” foi apresentada em 4 espaços expositivos — Foyer e 3 salas do 2º andar — como parte de 2 programas expositivos do MARGS que estão interligados: “Histórias ausentes”, voltado a resgates e revisões históricas, e “História do MARGS como história das exposições”, que aborda a história institucional do Museu. A curadoria é composta por Ana Albani de Carvalho, curadora convidada, Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do MARGS.

Serviço

Onde: clique no link

Secretaria da Cultura