Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS e CCMQ apresentam instalação artística de Elaine Tedesco

Obra tem o objetivo de refletir sobre questões relativas ao protagonismo feminino

Publicação:

Obra Cabine-nicho, de Elaine Tedesco
Obra Cabine-nicho, de Elaine Tedesco
Por Ascom MACRS | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

A instalação “Cabine-nicho”, da artista Elaine Tedesco, será inaugurada no próximo dia 16 de março, às 14h, no Espaço Marilene Bertoncheli, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A iniciativa integra uma programação que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) preparou para o Mês da Mulher e que tem como tema o protagonismo feminino. Além disso, é a quinta atividade realizada pelo programa Acervo em Foco, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A CCMQ e o MACRS são instituições vinculadas à Sedac.

O projeto “Cabine-nicho” surgiu a partir do interesse da artista no processo de transformação do objeto e na sua situação de apresentação, abordando a tríade corpo, escultura e espaço expositivo. A primeira exibição foi no Mercado Público de Porto Alegre, na mostra “Cabines para isolamento e camas públicas", em 1999. No ano seguinte, o trabalho foi apresentado na exposição “Passagens”, em São Paulo, na forma com que é exposto atualmente.

Por um lado, as cabines funcionam como espaços de refúgio, como lugares que abrigam ou isolam o espectador do ambiente expositivo do qual a própria cabine faz parte. Ao mesmo tempo, a obra, posicionada de modo que possa ser circundada pelos visitantes, permite que seja observada como uma espécie de avesso da escultura. Ou seja, é como se a cabine-nicho nos convidasse a procurar algo em seu interior, como se ela fosse o invólucro de algo. À medida que percebemos que podemos entrar no dispositivo, passamos a ser esse algo envolvido pelo objeto e, imediatamente, já não mais podemos observá-lo. Dessa forma, corpo, obra e espaço expositivo sobrepõem-se, sugerindo a interpretação desses papéis a partir da atenção devotada pelo espectador às múltiplas facetas da obra. 

Sua apresentação pode nos remeter a outros objetos reconhecíveis, como uma escada, por exemplo, como pode ser observada nas fotografias presentes no espaço expositivo. Além disso, as imagens da cabine-nicho foram utilizadas por Elaine Tedesco em outros momentos, como no projeto “Sobreposições Imprecisas”, de 2001, sendo resultado da participação da artista no “Projeto Areal”.

Sobre a artista

Elaine Tedesco (1963, Porto Alegre) é artista plástica, com produção em fotografia, instalação e videoperformance, além de ser professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Poéticas Visuais pela UFRGS. Participou de diversas exposições, entre elas o 15° e o 16° Salão Nacional de Artes Plásticas, da Funarte, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), recebendo Prêmio Aquisição (1995 e 1998); e da 2ª e 5ª edições da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (1999 e 2005). Entre as mais recentes, podem ser destacadas as mostras Techne, na Pinacoteca Aldo Locatelli, em Porto Alegre (2019), e Hora de Dançar, no MACRS, em Porto Alegre (2022). Seus trabalhos integram coleções e museus do Brasil, entre os quais: MAC USP, Pinacoteca Aldo Locatelli, MACRS, Fundação Vera Chaves Barcellos e MARGS.

Acervo em Foco

O programa Acervo em Foco é constituído de maneira horizontal e participativa pelos setores do MACRS, orientados por uma política institucional que sublinha a produção intelectual de seus agentes. É norteado por três eixos: Aquisição, Difusão & Pesquisa e Educação & Acessibilidade. Por meio desses pilares que sustentam o projeto, o MACRS legitima seu compromisso social, firmado na missão de promover, pesquisar e incentivar o pensamento e a produção contemporânea em artes visuais, de forma a preservar e proteger seu acervo para que este seja reconhecido como um patrimônio relevante para a pesquisa e para os processos acessíveis de aprendizado em arte e cultura. Realizado em parceria com  a CCMQ, o programa já apresentou as obras “Tetas que deram de mamar ao mundo”, de Lídia Lisbôa; “Primal”, de Dione Veiga Vieira; “Resistência”, de Paulo Corrêa; e “Anaconda”, do artista Venezuelano Carlos Zerpa, ainda em exibição no Espaço Vasco Prado, no 6º andar da CCMQ. 

Serviço

Inauguração da obra “Cabine-nicho”, de Elaine Tedesco  – uma ação do programa Acervo em Foco, do MACRS e CCMQ

Data: 16/03

Horário: 14h

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h

Local: Espaço Marilene Bertoncheli, no andar térreo da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada gratuita

Secretaria da Cultura