Cortejo por espaços culturais de Porto Alegre abre programação do Dia do Patrimônio
Mais de 60 municípios gaúchos promovem atividades em homenagem à data
Publicação:

Partindo da escadaria da Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre, um cortejo guiado por artistas abre a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural na próxima sexta-feira (16/8). Essa é a sexta edição da data, que este ano, além de destacar a valorização dos bens culturais, incentiva ações de recuperação e reconstrução de acervos e instituições impactadas pela enchente. A programação, disponível no link, é composta por atividades em mais de 60 municípios gaúchos.
A concentração para o cortejo será no Teatro de Arena, às 18h, e prevê paradas em algumas das principais instituições culturais do Centro da capital: Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), Palácio Piratini, Theatro São Pedro (TSP), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e finaliza na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ainda na sexta-feira (16), o Choro na Travessa, na Travessa dos Cataventos, tem início previsto para às 20h, com Elias Barbosa e grupo.
Nas instituições da Sedac serão oferecidas exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, intervenções musicais e cênicas, feiras, entre outras atividades que promovem a interação com o patrimônio e a valorização dos bens culturais.
Sobre o Dia do Patrimônio
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Estabelecido pelo decreto 54.608/2019, desde 2019 a efeméride é comemorada no terceiro fim de semana de agosto. A data prevê a realização de atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Estado.