Governo apresenta painel sobre a Expo Favela no South Summit Brazil
Atividade ocorrerá na sexta-feira (31), no espaço RS Innovation Stage
Publicação:

Começou hoje (29), no Cais Mauá, em Porto Alegre, o South Summit Brazil 2023, evento na área de inovação e empreendedorismo que se propõe a conectar startups, empresas e fundos de investimento. Dentro da programação, que segue até sexta-feira (31), estará o painel que vai tratar sobre a etapa gaúcha da Expo Favela, considerada a maior feira de negócios das comunidades periféricas no país. A realização da atividade é do governo do Estado, por meio do programa RS Seguro, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
O debate sobre a Expo Favela RS será na sexta-feira (31), às 10h22, no espaço RS Innovation Stage, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e mediação da diretora de Artes e Economia Criativa da Sedac, Ana Fagundes.
Quatro painelistas foram convidados: Roberto Torres Junior, analista de Assuntos Corporativos na Empresa CPFL Energia e coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) Frederico Westphalen; Rogerio Santos, jornalista, sociólogo, professor, palestrante e coordenador da Cufa Montenegro; Celso Athayde, criador da Expo Favela, fundador da Favela Holding, única holding de favela no mundo, e Empreendedor 2022 pelo Fórum Econômico Mundial – Davos; e o delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, diretor executivo do programa RS Seguro, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e mestre em Direito.
No Brasil, o South Summit é uma correalização do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em maio do ano passado, a primeira edição reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, totalizando 40 mil contatos realizados e 2,5 mil reuniões, com cerca de 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups e 450 investidores.
Sobre a Expo Favela
A primeira Expo Favela ocorreu em 2022, em São Paulo. Neste ano, o evento será descentralizado, com etapas regionais. Em agosto, no Rio Grande do Sul, a feira vai envolver empreendedores das 23 cidades integrantes do RS Seguro, programa do governo do Estado focado em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. Empreendedores, mentores e palestrantes têm até o dia 31 de julho para se inscrever pelo site expofavela.com.br .
Em outubro, os expositores que mais se destacarem nas etapas regionais se reúnem na capital paulista, no Expo Center Norte, para a Expo Favela Nacional. Do Rio Grande do Sul, devem ser selecionadas de três a cinco melhores ideias e negócios.
A Expo Favela é uma realização da Cufa e da Favela Holding, e a edição gaúcha conta com a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa RS Seguro, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).