Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Começou o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul

Cergs este ano reúne 3180 atletas de 48 municípios

Publicação:

WhatsApp Image 2018 06 20 at 13 43 14
Lajeado recebeu nesta quarta (20) primeira disputa de volei feminino 12-14 anos

O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2018 (Cergs), começou esta semana, este ano com a participação mais de 3.180 atletas/alunos de 48 municípios gaúchos. As primeiras disputas acontecem em Porto Alegre, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Horizontina, nas modalidades de basquete, futsal e vôlei. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), objetivo geral dos jogos é educar e reforçar a cidadania por meio da prática esportiva. O jogo inaugural, de basquete feminino 12 a 14 anos, aconteceu nesta terça-feira à noite (19), no ginásio de esportes do Colégio Americano, em Porto Alegre.

Em 2018, são 3180 atletas inscritos, 329 técnicos e um total de 3509 participantes diretos, representando mais de 200 escolas de 45 municípios diferentes, com um aumento de 10% no número de inscritos em relação ao ano passado. Os campeões estaduais representam o estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O Cergs é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), por meio de edital, com verba oriunda da Lei Geral do Desporto, a chamada Lei Pelé.

ENTENDA O CERGS - O Cergs é disputado entre escolas particulares, nos naipes feminino e masculino e em duas categorias, conforme a faixa etária do aluno/atleta: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.  Nas modalidades coletivas, as equipes campeãs do Cergs farão as superfinais com os vencedores dos Jogos Escolares do RS (Jergs) (disputado pelas escolas públicas). O vencedor irá representar o estado na disputa dos Jogos Escolares da Juventude, evento oficial do Comitê Olímpico Brasileiro para atletas de 12 a 17 anos. Já nas modalidades individuais, as disputas são unificadas em suas fases finais. Ao todo, são 13 modalidades: basquete, vôlei, futsal, handebol, atletismo, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa, badminton, natação, ciclismo, xadrez e vôlei de praia. 

São práticas de superação e socialização reforçadas pela cultura da paz, que permeia o meio do esporte. As modalidades do Cergs são: atletismo (298 inscritos), Badminton (49), ciclismo (10), ginástica rítmica (22), judô (228), natação (134), tênis de mesa (33), vôlei de praia (64) e xadrez (40), basquete (430 alunos e 43 equipes), vôlei (580 alunos e 58 equipes), futsal (740 alunos e 74 equipes ) e handebol (552 alunos e 46 equipes).

Secretaria da Cultura