Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Julio de Castilhos inaugura exposição sobre narrativas femininas negras

Serão apresentadas doações recebidas na campanha Acervo Afro-Gaúcho

Publicação:

Entre os itens expostos, estão fragmentos de vida e de luta de mulheres que ajudaram e ajudam a construir a história do Estado
Entre os itens expostos, estão fragmentos de vida e de luta de mulheres que ajudaram e ajudam a construir a história do Estado - Foto: Doris Couto | MJC
Por Ascom MJC | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

O quinto ciclo da mostra de longa duração “Narrativas do Feminino” será inaugurado no próximo sábado (9), às 11h, no Museu Julio de Castilhos (MJC). A nova montagem, dedicada ao protagonismo de mulheres negras, exibirá peças recebidas no âmbito da campanha Acervo Afro-Gaúcho, iniciada em 2020. O MJC é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). 

Entre os itens expostos, estão fragmentos de vida e de luta de mestras griôs, artistas, educadoras, pensadoras, pesquisadoras, intelectuais e trabalhadoras de diversas áreas e funções, bem como de avós, mães, filhas, netas e esposas, que, no seu cotidiano, construíram e constroem a história do Estado.

A exposição ocupa uma das salas da casa de Julio de Castilhos e pode ser visitada de terças a sábados, das 10h às 17h, e nas quartas, das 10h às 10h, até 30 de dezembro. A entrada é franca.

Serviço

Abertura da exposição “Narrativas do Feminino”, com performances artísticas

Onde: Museu Julio de Castilhos (rua Duque de Caxias, 1.205, Porto Alegre) – acesso pelo hall

Quando: 9 de março, às 11h

Entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de senha

Secretaria da Cultura