Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Memorial da OSPA é nova opção de passeio cultural em Porto Alegre

Com entrada gratuita, o espaço conta a história de sete décadas da Orquestra

Publicação:

7 12 2023   Visita guiada ao memorial da ospa   Francisco Medeiros, divulgação OSPA
Visita guiada ao Memorial da OSPA - Foto: Francisco Medeiros
Por Ascom | Ospa Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Memorial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), é uma nova opção de passeio cultural em Porto Alegre. Com entrada gratuita, o espaço conta a história de sete décadas da OSPA. Inaugurado em 21 de novembro de 2023, o Memorial funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, na Casa da OSPA, no centro da cidade. Durante a temporada de concertos, o horário de funcionamento é estendido nos dias de apresentação. O acesso ao Memorial também é gratuito.

O Memorial abriga um acervo acumulado ao longo dos 73 anos de história da Orquestra. São milhares de itens, como programas, cartas, documentos, registros de viagens, partituras e desenhos de cenário e figurinos para óperas. O projeto foi desenvolvido ao longo de três anos, sob a coordenação do curador Paulo Amaral, com pesquisa de José Francisco Alves e Dorvalina Gomes, e design expositivo de Ceres Storchi e Emily Borghetti.

Entre os destaques do Memorial, está a linha do tempo que percorre toda a história da OSPA, desde a sua fundação em 1950 até 2023. Também há um diorama interativo que permite ao visitante selecionar e ouvir o som de cada instrumento de uma orquestra. Além disso, uma mesa interativa permite a navegação por mais de 2,5 mil artigos digitalizados do acervo da Fundação OSPA, incluindo fotografias antigas, partituras, atas, recortes de jornais, fôlderes, programas de concertos, cartas e desenhos. O Memorial também presta homenagem ao maestro húngaro Pablo Komlós, fundador da OSPA, com uma vitrine que exibe uma estátua do maestro, sua batuta, partituras, cadernos de anotações, fotos e documentos pessoais. Além disso, há gavetas com documentos históricos originais, como atas, programas de concertos e desenhos de figurinos e cenários de óperas.

Secretaria da Cultura