Secretaria da Cultura assina termo de colaboração com Fundação Cultural Gaúcha

Assinatura online foi na tarde desta segunda-feira (29) e marca o início do programa Invernadas Culturais

WhatsApp Image 2020 06 29 at 17 45 53
secretária Beatriz assinou termo de forma virtual. Live foi apresentada pela assessora de Diversidade, Gabriella Meindrad
Por Rafael Varela | Ascom Sedac
O termo de colaboração entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG-MTG/RS) – entidade ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) – foi assinado na tarde desta segunda-feira (29/6). Em tempos de pandemia, a assinatura foi virtual e transmitida por meio de uma live – evento em alta nas redes sociais nos últimos meses – no Facebook da secretaria (facebook.com/rs.sedac).

A assinatura dá início ao programa “Invernadas Culturais”, resultado de emenda parlamentar do deputado Mateus Wesp (PSDB-RS), no valor de R$ 155 mil, destinada à Sedac, em 2019.  São recursos do orçamento de 2020. O termo de colaboração entre a secretaria e a FCG-MTG/RS foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, que usou o próprio celular durante o ato: “pronto! Na era digital, basta um enter para assinar”, comemorou a secretária.

Além de Beatriz e do deputado Wesp, outros três convidados participaram da live: Gilda Galeazzi, presidenta da Fundação Cultural Gaúcha; Maxsoel Bastos, vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha; e César Oliveira, adido cultural do RS. O evento foi apresentado por Gabriella Meindrad, assessora de Diversidade da Sedac.

Agora, compete à Fundação Cultural Gaúcha a seleção de 30 oficinas culturais virtuais, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Gastronomia e Música. O processo de seleção será realizado mediante edital de chamamento público.

Poderão participar do edital pessoas jurídicas, com atuação reconhecida na cultura, para a execução de ações na formação e capacitação do programa Invernadas Culturais. Atividades que serão desenvolvidas por meio de oficinas em escolas e entidades tradicionalistas do RS.

A secretária Beatriz agradeceu a presença dos participantes, em especial ao deputado Mateus Wesp, que desde o início do governo tem se colocado à disposição da Sedac. “É uma alegria renovada participar desta live e fazer esta entrega tão aguardada. Certamente teremos outros termos de colaboração. E aproveito para reafirmar meu compromisso, enquanto secretária, de olhar a cultura em toda a sua diversidade e em todo o Estado”. A titular da pasta lembrou ainda que a economia criativa é responsável por 130 mil empregos formais no RS, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) – o que representa mais de 4% do PIB do Estado.

Gilda Galeazzi também agradeceu ao deputado Wesp pela destinação dos recursos, e à secretária Beatriz pelo diálogo estabelecido com o setor. “Estou muito honrada com esta parceria que envolve governo do Estado, parlamento e Fundação Cultural Gaúcha. Em meio à pandemia, estamos abrindo um caminho de união e construção, que fortalece nossas tradições”.

O deputado Mateus Wesp iniciou a fala revelando que a destinação da emenda parlamentar representa a realização de um sonho em prol do tradicionalismo gaúcho. “Este é um momento histórico para as tradições gaúchas, e é uma alegria contribuir por meio desta iniciativa. Investir em cultura é o primeiro passo para que o setor se torne cada vez mais sustentável, e é isso que venho percebendo na postura arrojada com que a secretária Bia e o governador Eduardo Leite vêm conduzindo as pautas culturais.”
WhatsApp Image 2020 06 29 at 17 46 44
Termo de colaboração é resultado de emenda do Deputado Estadual Mateus Wesp (PSDB-RS)

Publicação e inscrições do edital

O prazo para a publicação do edital pela FCG-MTG/RS é dia 1º de julho (próxima quarta-feira), e estará disponível no site www.mtg.org.br. O prazo de inscrições tem início dia 16 de julho, no mesmo site. Informações sobre o edital também serão compartilhadas aqui no site e nas redes sociais da secretaria.