Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MuseCom tem mostra virtual alusiva à Semana da Comunicação

Publicação:

WhatsApp Image 2020 06 03 at 11 42 37
MuseCom guarda relíquias da Comunicação - Foto: Instituto Brasileiro de Museus
Por Ludwig Larré
Um tour virtual pelo acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre) já está disponível no link https://bit.ly/2XmnOD1. Adequada ao momento de isolamento social, em função da pandemia da Covid-19, a mostra faz parte da Semana da Comunicação. 
 
Semana da Comunicação
 
O Dia Nacional da Imprensa é comemorado em 1° de junho. Nesta data, em 1808, perseguido pela monarquia portuguesa e exilado em Londres, Hipólito José da Costa (patrono da Imprensa Brasileira) lançava o jornal “Correio Braziliense”. A mostra foi lançada segunda-feira (1º/06), durante conferência online realizada em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Assembleia Legislativa. Na apresentação audiovisual, além de parte do acervo do MuseCom, o visitante acompanha trechos da biografia de Hipólito da Costa, passando pelo Correio Braziliense, o empenho pela causa abolicionista e sua importância para a imprensa nacional.
Detalhe de câmera usada na TV Piratini, atual TVE
Detalhe de câmera usada na TV Piratini, atual TVE - Foto: Instituto Brasileiro de Museus
 
Homenagem
 
A homenagem a Hipólito José da Costa, disponibilizada pelo MuseCom, também é oportuna no atual momento de ameaças à liberdade de imprensa e de combate às fake news. “Hipólito foi um visionário na defesa da comunicação, enquanto ferramenta para garantir a liberdade do nosso povo. A mostra, agora permanente no formato virtual, reafirma o compromisso com a memória da Comunicação, enaltecendo os valores da liberdade de imprensa”, salienta Welington Silva, diretor do MuseCom.
Secretaria da Cultura