Câmara dos Deputados homenageia Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Autoridades brasileiras e alemãs falaram sobre a importância de celebrar o Bicentenário

Os 200 anos da imigração dos alemães ao Brasil receberam homenagem em sessão solene da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (12/6). Na oportunidade, autoridades brasileiras e alemãs falaram sobre a importância de celebrar o Bicentenário.

Participaram da solenidade, a convite dos deputados federais gaúchos Heitor Schuch e Bohn Gass, representantes da Comissão Oficial estabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul para organizar as festividades em torno do tema. Eles discorreram sobre a história e o legado das migrações alemãs para o Estado e sobre a programação que estava em andamento e que, devido às enchentes, está sendo replanejada.

Em seu discurso, o presidente da Comissão, Rafael Gessinger, afirmou que “o Bicentenário no RS está ressignificado diante da tragédia. Cada município, cada entidade e cada pessoa determinará o sentido e o alcance dessa ressignificação e continuará contando com o apoio incansável de todos os membros da Comissão Oficial e do poder público”. Para ler a íntegra do discurso dele, clique aqui.

O professor Martin Dreher, coordenador da subcomissão História da Imigração e considerado a principal referência nesse tema, abordou a história da vinda dos falantes de língua alemã ao Brasil e explicou como essa imigração contribuiu para a valorização do trabalho como elemento dignificante e da educação como prioridade na vida social.

No âmbito da programação do Bicentenário no RS, os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) - onze no interior e cinco na capital - estão mantidos (o novo calendário deverá ser divulgado em breve). O grande concerto do Bicentenário ocorrerá na noite de 26/7, em Porto Alegre. Nos dias 24, 25 e 26/7, uma comitiva de autoridades e empresários do estado alemão de Rheinland-Pfalz, junto a outras autoridades, cumprirá agenda no RS.

Clique aqui para assistir à integra da sessão solene na Câmara (os discursos de Rafael Gessinger e Martin Dreher podem ser vistos aqui e aqui, respectivamente).