Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa encerra Temporada 2018 com concerto gratuito

Com entrada franca, orquestra se apresenta terça (18), às 21h, em sua Casa da Música

Publicação:

Evandro Matté Crédito Maí Yandara
13124504-evandro-matte-credito-mai-yandara.JPG

O ano de 2018 ficará marcado na história da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), como o ano da conquista da Casa da Música da Ospa. Para coroar um período de significativas realizações, a sinfônica encerra a sua temporada artística com um grande concerto, na terça-feira (18), às 21h.

A entrada é franca, mediante a retirada prévia de senhas.
O maestro Evandro Matté, diretor artístico da orquestra, conduz os músicos e convidados de peso na interpretação de trechos de óperas, música latino-americana, além de repertório natalino. O evento conta com a participação especial do acordeonista gaúcho Renato Borghetti, da soprano Elisa Machado, do grupo Expresso 25, do Coro Sinfônico da Ospa e do pianista Pablo Trindade. 

As cortesias serão distribuídas a partir de segunda-feira, dia 17 de dezembro, da seguinte forma:

Distribuição de senhas

Segunda-feira (17), das 12h30 às 18h, na bilheteria da Casa da Música da Ospa

Terça-feira (18), das 12h30 até às 21h, mediante a disponibilidade, na bilheteria da Casa da Música da Ospa. Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

O concerto, que integra a Série Pablo Komlós da Ospa, também celebra a abertura oficial do Porto Verão Alegre, projeto de artes cênicas já consagrado na Capital gaúcha. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a  Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) são parceiros na promoção da Temporada Artística 2018.

Sobre o programa

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor". A peça é do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. Depois, a Ospa presta homenagem à tradição operística com a interpretação da abertura da ópera “Nabucco” de Giuseppe Verdi (1813-1901). Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899). 

Passando da tradição européia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com a clássica “Merceditas”, do compositor argentino Ramon Sixto Rios (1913-1995). Renato Borghetti, acordeonista porto-alegrense conhecido como Borghettinho, sobe ao palco para realizar os solos desta e da obra seguinte. Ao lado do instrumentista, a Ospa também interpreta “Barra do Ribeiro”, do gaúcho Guinha Ramires (1956-). 

A expressividade da música popular brasileira ganha vida na sequência com “O Bêbado e a equilibrista”, de João Bosco (1946-) e Vitor Martins (1944-), e “Redescobrir”, de Gonzaguinha (1945-1991). Para interpretar estas duas músicas, o grupo Expresso 25, coral porto-alegrense que conta com 30 vozes, une-se à Ospa e ao pianista Pablo Trindade no palco da Casa da Música. Além de instrumentista, Trindade é também o regente do grupo que foi formado em 1964. 

Na segunda parte da exibição, o clima natalino invade a Sala de Concertos. “Christmas Festival”, de Leroy Anderson (1908-1975), e “Ó Noite Santa” de Adolph Adam (1803 - 1856) são revisitadas.  As emblemáticas “Laudate Dominum”, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e “Hallelujah”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759) completam o repertório. A participação da soprano Elisa Machado e dos cantores do Coro Sinfônico da Ospa abrilhantam a apresentação nesta seleção. Formado por aproximadamente 80 cantores voluntários, o Coro tem como regente titular, desde 1992, o maestro Manfredo Schmiedt.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222.7387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto de Encerramento da Temporada 2018

Quando: 18 de dezembro, terça-feira, às 21h

Onde: Casa da Música da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Adminstrativo Fernando Ferrari)

INGRESSOS

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas (na bilheteria da Casa da Música da Ospa):

Segunda-feira, dia 17/12, das 12h30 às 18h.

Terça-feira, dia 18/12, das 12h30 até às 21h, mediante a disponibilidade.

Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

PROGRAMA

Leornard Bernstein: West Side Story (Arranjo: Jack Mason)

Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”

Johann Strauss II: Vozes da Primavera

Ramon Sixto Rios: Merceditas (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.) – Solista: Renato Borghetti

Guinha Ramires: Barra do Ribeiro (Arranjo: Arthur Barbosa) – Solista: Renato Borghetti

João Bosco e Vitor Martins: O bêbado e a equilibrista – Participação: Pablo Trindade (piano)

Gonzaguinha: Redescobrir – Participação: Pablo Trindade (piano)

Leroy Anderson: Christmas Festival 

Wolfang Amadeus Mozart: Laudate Dominum – Solista: Elisa Machado

Adolph Adam: Ó Noite Santa (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr) – Solista: Elisa Machado

Georg Friedrich Händel: Hallelujah do Oratório “Messias”

Regente: Evandro Matté

Participações Especiais: Renato Borghetti, Elisa Machado, Expresso 25, Pablo Trindade e Coro Sinfônico da Ospa

Secretaria da Cultura