Mostardas celebra a Semana Açoriana
Publicação:

Nesta segunda-feira (30), Mostardas comemora os 259 anos da colonização açoriana e os 30 anos de instalação da Sala Açoriana no município. Para celebrar as datas, foi aberta oficialmente a Semana Açoriana, que acontece entre os dias 30 de maio a 4 de junho. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, representou o governador Ranolfo Vieira Júnior na abertura do evento, que aconteceu no Clube Cultural Mostardense.

A programação da Semana Açoriana conta com o 5° Encontro das Salas e Núcleos Luso-Açorianos do Estado, III Amostra e Venda de Artesanato das cidades açorianas, palestras, apresentação do grupo de danças da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, entre outras atividades.
Beatriz Araujo falou sobre a importância de se propor leis e ações que valorizem as diversas etnias do estado. “É fundamental e imprescindível a participação dos legisladores, vereadores e deputados, com um olhar atento à cultura, aos povos originários, aos apagamentos históricos que acontecem e pelos quais lutamos contra. Temos que fazer com que todas as formações do nosso estado sejam reconhecidas.”
A secretária fez menção ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), que inaugurou a mostra Presença Negra no Margs, 100% concebida e constituída por fazedores artísticos negros e negras, invisibilizados por longo tempo na história da arte gaúcha. “Hoje, os artistas negros têm vez e voz, e as suas trajetórias estão representadas no maior e principal museu do Rio Grande do Sul”, ressaltou.
A solenidade de abertura da Semana Açoriana também contou com a presença do prefeito de Mostardas, Moisés Pedone, do secretário de Turismo e Cultura, Sergio Francisco Araujo Costa, do vereador Jorge Amaro, da vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça, e da diretora do Instituto Cultural Português de Porto Alegre, Lenora Horn Schneider.
Durante a tarde, a Câmara Municipal de Vereadores recebe uma sessão solene alusiva aos 30 anos de instalação da Sala Açoriana de Mostardas. Contando com um acervo permanente, o espaço, localizado na Casa de Cultura de Mostardas, foi idealizado nos anos 1980 pela atual assessora especial de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura (Sedac), Ana Fagundes.
Povoamento açoriano: 270 anos de história
O ano de 2022 marca a chegada das primeiras famílias vindas dos Açores, de Portugal, em solo gaúcho. Para honrar essa história, que contribuiu ativamente para a construção da identidade e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o governo do Estado instituiu a comemoração dos 270 anos do povoamento açoriano.
Para viabilizar as comemorações, foi criada a Comissão Oficial, que organizará as atividades alusivas ao processo de imigração, colonização e contribuição da corrente imigratória de etnia açoriana em todo o estado. Os eventos se estenderão durante todo o ano de 2022. Clique aqui para acompanhar a programação.
Comunidade Quilombola
A passagem em Mostardas também oportunizou uma visita à Comunidade Quilombola dos Teixeiras, certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, em 2005. O testamento de Rosa Thereza de Jesus, falecida em 1826, é referencial na luta quilombola contemporânea e deu origem ao quilombo que abre a exposição “Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro”, do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), instituição da Sedac.