“Centenário da Revolução de 1923” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Anúncio foi feito durante reunião da comissão organizadora, que também escolheu Maria Luiza Benitez como patrona da festa

Festejos Farroupilhas
A reunião desta terça-feira foi a segunda do grupo, que é responsável pelo planejamento e execução dos Festejos - Foto: Solange Brum

Foram definidos na tarde de hoje (28), durante reunião da Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas, o tema e o patrono da festa deste ano. Por votação, o grupo escolheu “Centenário da Revolução de 1923” como a temática que vai conduzir o evento. Por unanimidade, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona.

Durante o encontro, que aconteceu na sala Sérgio Napp, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que é presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas pelo segundo ano consecutivo,  ressaltou que o tema é a marca do evento, mas que a ideia é trazer outras pautas importantes, que têm relação com o momento histórico.

“Nós vamos trazer questionamentos como ‘quem são as pessoas invisibilizadas? Como os negros e negras, as mulheres, os indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história da Revolução de 1923”, pontuou.

A reunião desta terça-feira (28) foi a segunda do grupo, que é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. No primeiro encontro, foram definidos os nomes da diretiva da Comissão, composta só por mulheres.

Além de Gabriella Meindrad, que foi a primeira mulher trans da história a comandar o órgão, completam a equipe diretiva da Comissão a vice-presidente Ivana Maria Genro Flores, representando a Secretaria da Casa Civil, e a secretária Karina Contiero Silveira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.

A Revolução de 1923

Os confrontos entre sul-rio-grandenses começaram em 1835, com a Revolução Farroupilha, que se estendeu até 1845. Depois veio a Revolução Federalista, em 1893, conhecida por sua violência. A última guerra entre povos do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, em alusão ao ano em que ela começou e terminou.

Nessa época, o Estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros, que foi reeleito presidente do Rio Grande do Sul em 1923, e os aliados de Assis Brasil, seu opositor.

Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder. Já os correligionários de Assis Brasil usavam lenços vermelhos, eram os “maragatos”, e lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política.

A Revolução de 1923, que começou no fim de janeiro daquele ano, depois do anúncio do resultado da eleição, terminou em dezembro, com o Pacto de Pedras Altas. Pelo acordo entre chimangos e maragatos, Borges de Medeiros pôde permanecer na presidência até o fim do seu mandato, em 1928. Em contrapartida, numa vitória da oposição, a Constituição de 1891 foi reformada, impedindo a partir de então a reeleição, a indicação de intendentes (prefeitos) e do vice-presidente do Estado.

O sucessor de Borges no governo gaúcho foi Getúlio Vargas, lenço branco, chimango. Em 1930, a Frente Única Rio-grandense, sob sua liderança, assumiu o governo do País, na Revolução de 1930.

Quem é Maria Luiza Benitez

Malu, como é conhecida, nasceu em Bagé e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Maria Luiza Benitez possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista.

Recebeu em 2008 o troféu “Mulher Farroupilha”, instituído pelo governo do Estado por sua contribuição através da música, para a arte e a cultura do RS.

Também coleciona três “Prêmio Press” como locutora e apresentadora de notícias do ano. E foi agraciada com a honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a medalha do “Mérito Farroupilha em 2010”.

Hoje, Malu é apresentadora do programa “Mateadas”, da TV Assembleia, e é locutora e apresentadora na Rádio Guaíba.

Festejos Farroupilhas

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 17 em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.

Entre as atribuições da Comissão estão o debate e a análise de ações que possam subsidiar a Sedac no desenvolvimento de políticas culturais voltadas às comemorações alusivas aos Festejos Farroupilhas. E auxiliar na promoção de parcerias entre poder público, sociedade civil e agentes culturais.

Em sua última edição, em 2022, o tema escolhido foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e trouxe a diversidade na composição do povo gaúcho.