Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Últimos dias para inscrições no edital de Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo e Sedac

Publicação:

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Marcopolo
As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Marcopolo
Chegando mais de mil inscritos até a última quinta-feira (21), o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, segue com as inscrições abertas até a próxima terça-feira (26). Com recursos de R$ 20 milhões, este é o maior edital para a Cultura realizado no Rio Grande do Sul.
 
O edital está focado na seleção de projetos de Pesquisa, Criação, Formação e Qualificação nas áreas do audiovisual; artesanato; artes visuais; circo; culturas populares; cultura viva; dança, diversidade linguística; livro, leitura e literatura; música; teatro; memória e patrimônio e museus.
 
Concebida para chegar a todos os municípios do Rio Grande do Sul, a distribuição de recursos é feita também atenta à divisão demográfica da população do RS Coredes – Conselhos Regionais de Desenvolvimento. O edital tem pontuação específica para Diversidade e, nos projetos de Pessoa Física, 50% para cotas sociais.
 
Dinamizando as ações de divulgação e busca ativa, o edital também aposta na desburocratização do processo de inscrições on-line e nas ações dos "Anjos", que têm feito mediações e orientações para os interessados. Outra característica importante é que o processo de inscrição é facilitado, não exigindo a apresentação prévia de documentos. A fase documental ficou para a o momento das inscrições, evitando o corre-corre típico destes processos.
 
As inscrições para o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas podem ser feitas em formulário on-line, disponibilizado no site da Fundação Marcopolo (www.fundacaomarcopolo.com.br). A Fundação Marcopolo disponibilizou um material com questões frequentes sobre o edital. Outras dúvidas também podem ser resolvidas em contato pelo e-mail: edital@fundacaomarcopolo.com.br.
Secretaria da Cultura