Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS inaugura a exposição coletiva “El Cielo por Asalto”

Publicação:

PARA CAPA SITE (1)
Regina Silveira (Porto Alegre, RS, 1939) Desfile, 2003/2006 - Foto: Divulgação - MACRS - versão digital
Por Ascom | MACRS

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura no dia 27 de julho, às 18h, na Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição coletiva “El Cielo por Asalto”, com curadoria de Juliana Proenço. O projeto explora o acervo do MACRS com base poético/política no Movimento da Legalidade que, liderado pelo então governador Leonel Brizola, assegurou a posse do vice-presidente eleito João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros em meados de 1961. 

A exposição se divide em quatro núcleos que têm como foco, entre si e no conjunto, as possibilidades estratégicas e simbólicas da arte e da documentação histórica. O primeiro deles reúne obras de  artistas que participaram do movimento por meio do Teatro de Equipe, como Xico Stockinger, Regina Silveira, Vasco Prado e Zoravia Bettiol. O segundo núcleo sugere reflexões acerca das ditaduras civis-militares que foram impostas poucos anos depois de 1961 em países da América Latina. No terceiro, abordam-se as impermanências das disputas e dos traumas políticos dos anos 1960–1980 na atualidade do Brasil. Por fim, o quarto núcleo é composto por documentos levantados em arquivos estaduais, com destaque para o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, os acervos do Palácio Piratini e o Acervo da Luta contra a Ditadura do Arquivo Histórico do RS.  

A mostra faz parte do Programa Acervo em Foco que consiste em um conjunto de ações divididas em três eixos principais: aquisição, difusão e pesquisa, educação e acessibilidade. O Programa busca a integração de todos os setores do Museu em uma política institucional que visa otimizar as atividades realizadas pelos núcleos da instituição, focando na produção intelectual das equipes e no acervo, a fim de cumprir a missão do museu de promover, pesquisar e incentivar o pensamento e a produção contemporânea em artes visuais, de forma a preservar e proteger seu acervo para que este seja reconhecido como um patrimônio relevante para a pesquisa e para os processos acessíveis de aprendizado em arte e cultura.

“Em decorrência da  exposição, serão incorporadas duas novas obras ao acervo, a obra “Desfile”, da série “Dilatáveis “, da artista Regina Silveira, e uma obra da artista convidada Manoela Cavalinho. Além disso, será exibida uma obra inédita do artista Leandro Machado, uma das recentes aquisições do acervo. Com isso, o MACRS vem colocando em prática as diretrizes da sua política de aquisição de obras: ter maior representatividade de obras de artistas consagrados da arte contemporânea, preencher lacunas de artistas contemporâneos que não estão no acervo e ampliar a diversidade”, menciona a diretora do MACRS, Adriana Boff.

Como ação contínua do projeto Acervo em Foco, "El Cielo por Asalto" pode ser conferida até o dia 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, na Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. 

Artistas participantes: Carlos Pasquetti, Denilson Baniwa, Frantz, Gustavo Tabares, Leandro Machado, Leila Danziger, Léon Ferrari, Lina El-Herfi, Manoela Cavalinho, Martin Heuser, Regina Silveira, Ricardo Chaves (Kadão), Romy Pocztaruk, Vasco Prado, Xico Stockinger, Zoravia Bettiol.

Serviço

Abertura da exposição “El Cielo por Asalto”, com curadoria de Juliana Proenço

Data: 27/07
Visitação: 28/07 a 22/10 de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Local: Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre)

*Entrada gratuita


 

 

 

Secretaria da Cultura