LPG: Últimos dias para inscrições no edital de criação de ecossistemas regionais

Sedac Informa
-

Seguem abertas, até a próxima quarta-feira (25), as inscrições para o Edital SEDAC/LPG nº 13/2023 - Ecossistemas Regionais de Audiovisual na Lei Paulo Gustavo (LPG). Os projetos podem ser cadastrados até às 16h59 no site do Pró-cultura. Os outros oito editais lançados em agosto pelo Governo do Estado, com recursos do governo federal, tiveram inscrições encerradas em 10 de outubro após prorrogação. Ao todo, serão selecionados até 420 projetos, com valores entre R$ 50 mil e R$ 4 milhões.

O edital de ecossistemas atende ao inciso IV da LPG, que estabelece, conforme o texto da lei, "apoio às microempresas e às pequenas empresas do setor audiovisual, aos serviços independentes de vídeo por demanda cujo catálogo de obras seja composto por pelo menos 70% (setenta por cento) de produções nacionais, ao licenciamento de produções audiovisuais nacionais para exibição em redes de televisão públicas e à distribuição de produções audiovisuais nacionais".

Pensando no crescimento da indústria audiovisual do RS e no fortalecimento da cadeia produtiva, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) elaborou um edital inovador, que opera por meio de uma lógica de cooperatividade. Sem concorrência, os recursos serão distribuídos por divisão proporcional entre todos os proponentes, de qualquer região do território gaúcho, que atingirem os requisitos. Distribuidoras participantes também poderão ser de outros estados.

Serão criados ecossistemas audiovisuais, em diferentes regiões funcionais do RS, que podem ser consultadas no link. Além disso, empresas e universidades serão conectadas por meio de uma governança regional, que reunirá não só representantes da Sedac como de outras representações do setor, além da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). A ideia é criar um conjunto de empresas que recebam recursos para potencializar ações regionais juntamente com parceiros estratégicos, mapeando demandas e estabelecendo investimentos para distribuição de obras e licenciamento de conteúdos.

Mapa com as regiões funcionais do RS
Regiões funcionais do RS

Participantes de todo o Estado já estão se articulando e as empresas interessadas em participar de propostas de Ecossistemas em construção podem encontrar informações mais detalhadas por meio dos seguintes contatos:

RF1 - PUCRS - Pamela Hauber - pam@armazemdeconteudo.com.br
Proponente Armazém de Conteúdo. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF1 - Feevale - Daniela Israel - dani@bacteriafilmes.com
Proponente Bactéria Filmes. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF1 - IFRS - Campus Alvorada
Proponente em definição. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF1 - Unisinos - vicentem@unisinos.br
Proponente: Lança Filmes. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF2 - UNISC - Jair Giacomini - jairg@unisc.br
Proponente: Supernova Filmes. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF3 - Centro Universitário FSG - Felipe Gue Martini - guemartini@gmail.com
Proponente: DH Projetos e Filmes. Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar.

RF3 - UCS - Gustavo Pozza - glpozza@ucs.br
Aberto para montagem de projeto. Ainda sem proponente definido.

RF3 - UCS - Kiwi Bertola - movimentomarginall@gmail.com
Empresa Proponente: Inseptos Filmes. Mais informações através do link: https://forms.gle/amT3QHeBuVGrJe3L8

RF5 - UFPEL - Guilherme Carvalho da Rosa - guilhermecarvalhodarosa@gmail.com
Empresa proponente do projeto: Campos Neutrais Produções (RF5). Aberta para novos contatos de empresas que tenham interesse em participar. Empresas interessadas podem se manifestar neste link: https://l.ufpel.edu.br/lpg-rs-2023

Live de tira-dúvidas

Na última terça-feira (17), representantes da Sedac, da Sict e do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) realizaram uma live pública de duas horas. Além de sanar dúvidas, o momento serviu de interlocução entre as universidades, proponentes e empresas interessadas em participar dos projetos.

Todos os detalhes sobre a Lei Paulo Gustavo podem ser conferidos no link. Dúvidas relacionadas ao tema podem ser sanadas, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes canais de atendimento:

lpg@sedac.rs.gov.br