Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

BPE lança catálogo da exposição “Caminhos de Proust - Cem anos depois”

Secretária Beatriz Araujo prestigiou a solenidade

Publicação:

Catálogo Caminhos de Proust
Lançamento do catálogo "Caminhos de Proust - Cem anos depois" - Foto: Rafael Varela - Sedac
Por SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, participou na noite dessa quinta-feira (16/03), da solenidade de lançamento do catálogo da exposição Caminhos de Proust - Cem anos depois, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. A mostra foi inaugurada no dia 1º de dezembro de 2022, no centenário da morte do célebre escritor francês, e encerrará no dia 18 de março de 2023. 

Realizada na Biblioteca Pública do Estado, com curadoria do médico e escritor gaúcho, Gilberto Schwartsmann, com promoção da Sedac e da Associação dos Amigos da BPE (AABPE), esta é a mais importante exposição do Brasil em homenagem a Marcel Proust (1875-1922), na passagem dos 100 anos de sua morte. Nela, o visitante tem a oportunidade de conhecer um dos mais ricos acervos existentes sobre a vida e a obra do autor. 

Madeleines e memória afetiva   

À entrada, Proust, em tamanho natural, recebe os visitantes, que também podem saborear as famosas madeleines que acionavam a memória afetiva do escritor. O fenômeno da memória involuntária foi reproduzido, cientificamente, em espaço coordenado pelo Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer).

Uma grande linha do tempo perpassa toda a exposição, que vai desde a Guerra Franco-Prussiana, passando pelo caso Dreyfus, a Comuna de Paris e a Primeira Guerra Mundial, numa contextualização histórica, política e sociocultural, que retrata uma época de grandes transformações, período no qual também viveram Freud e Einstein.

“Caminhos de Proust” contou com recursos do Sistema Pró-cultura RS, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Foram cerca de três meses de exposição, com as portas da Biblioteca abertas, sem a interrupção dos serviços prestados aos seus frequentadores. Conforme a secretária Beatriz Araujo, foi também um convite para que todos pudessem conhecer de perto as melhorias feitas na edificação centenária da Biblioteca Pública, viabilizadas com investimento de mais de R$ 3 milhões do Tesouro do Estado, por meio do Programa Avançar na Cultura. 

"O prédio histórico teve suas fachadas revitalizadas com pintura total e continua em processo de recuperação de suas características originais – como as pinturas murais internas, os lustres e o mobiliário de época que foram restaurados. As ações de preservação do patrimônio cultural, material e imaterial, terão continuidade na Biblioteca Pública e em outras instituições vinculadas à Sedac, na capital e no interior do estado, com recursos já assegurados pelo Avançar", complementou Beatriz. 

Secretária Bia com Henry Ventura, Ana Maria Soares, Gilberto Schwartsmann, Carlos Nejar e Alcides Stumpf
Secretária Bia com Henry Ventura, Ana Maria de Souza, Gilberto Schwartsmann, Carlos Nejar e Alcides Stumpf - Foto: Rafael Varela - Sedac

Ao final da solenidade, o acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar, foi agraciado com a Medalha dos 100 anos do Prédio da Biblioteca, entregue pelas mãos da secretária Beatriz Araujo. 

Participaram da cerimônia o curador da mostra e ex-presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE), Gilberto Schwartsmann; a diretora da BPE, Ana Maria de Souza; o jornalista Juremir Machado da Silva; o membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar; o ator Zé Adão Barbosa; o secretário de Cultura de Porto Alegre, Henry Ventura; o presidente da Associação de Amigos da BPE, Alcides Stumpf, entre outras autoridades presentes. 

Secretaria da Cultura