Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

“Série Estudos” do Espaço IPHAE Patrimônio RS abre agenda nesta quinta

Publicação:

A arquiteta e urbanista Simone Neutzling
A arquiteta e urbanista Simone Neutzling - Foto: Yara Baungarten
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
A arquiteta e urbanista Simone Neutzling é a convidada para estrear a “Série Estudos”. O tema do primeiro encontro será “Inventários do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”, no Espaço IPHAE Patrimônio RS (Sede do IAB – Rua General Canabarro, 363, Porto Alegre), nesta quinta-feira (12/9), às 16h. Durante o evento, Simone também lançará e autografará o livro O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – Escaiolas em Pelotas”, sobre esta técnica arquitetônica.
 
A publicação faz um resgate da história da técnica da escaiola no município da Zona Sul do Estado e apoia a conservação e preservação do patrimônio, com a exemplificação de um modo de fazer para reparos em pequeno porte. A intenção é promover o conhecimento e dar ferramentas para que a habilidade trazida e perpetuada por artesãos imigrantes permaneça relevante nas construções ecléticas da região.
Governador  Eduardo Leite participou  da inauguração do Espaço IPHAE Patrimônio RS
Governador Eduardo Leite participou da inauguração do Espaço IPHAE Patrimônio RS - Foto: Rafael Varela
 
A palestra da arquiteta vai ao encontro de uma das propostas do Espaço IPHAE, inaugurado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) dia 25 de julho deste ano: valorizar os saberes e os fazeres do patrimônio cultural e histórico edificado. O livro de Simone é o primeiro manual da série “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio”, projeto que resgata técnicas arquitetônicas do patrimônio e da memória cultural da Zona Sul do RS. Além das escaiolas em Pelotas, ainda este ano, a autora lança os guias sobre o cimento penteado, em Bagé, e o estuque, em Jaguarão.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail gabriela-silva@sedac.rs.gov.br. No local, o livro será vendido a R$ 20,00.
 
Sobre a autora
 
Simone Neutzling é doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde concluiu mestrado, em 2018. Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão: Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo - 2016; Jaguarão e Bagé - 2000; Projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017); do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) – 2015; do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, em Pelotas – 2011; do Casarão 8 (Pelotas - atual Museu do Doce da UFPel); e da Catedral Metropolitana de Pelotas - 2008.
                                                                                                                                      
Colaborou: Gabriela Silva/IPHAE
Secretaria da Cultura