MACRS inaugura exposição do projeto Acervo em Foco
Mostra com obras de Rochelle Costi será exibida no Quarto do Poeta, espaço da Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:
O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), inauguram neste sábado (5/10) a exposição “Esses Quartos”, no Quarto do Poeta, localizado no 2º andar da CCMQ. A mostra conta com obras de Rochelle Costi e tem curadoria de Nilza Colombo. Com entrada gratuita, a abertura está marcada para às 14h, e a exposição pode ser visitada até 1º de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
“Esses Quartos” é originária do projeto Acervo em Foco, do MACRS, e nesta versão apresenta a obra “Mudanças (ascensão econômica)” (2000), de Rochelle Costi, em diálogo com o quarto do poeta Mario Quintana. Contextualmente, a mostra endossa a homenagem prestada à artista em “Corações à Desmedida”, fruto da parceria entre o Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro, a Casa do Povo, em São Paulo, e a Casa de Cultura, no Rio Grande do Sul.
“Mudanças (ascensão econômica)” (2000) é um díptico — objeto composto por duas partes — que revela as transformações de um espaço cujo resultado instiga a percepção. “Inserido no contexto poético de Mario Quintana, as alterações físicas são transpassadas pelas mudanças de maturidade, ao mesmo tempo que instiga o observador a uma modificação de si”, comenta Nilza Colombo.
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.
Sobre o projeto Acervo em Foco
O programa Acervo em Foco é constituído de maneira horizontal e participativa pelos setores do MACRS, orientados por uma política institucional que sublinha a produção intelectual de seus agentes. É norteado por três eixos: Aquisição, Difusão & Pesquisa e Educação & Acessibilidade. Por meio desses pilares que sustentam o projeto, o Museu legitima seu compromisso social, firmado na missão de promover, pesquisar e incentivar o pensamento e a produção contemporânea em artes visuais, de forma a preservar e proteger seu acervo para que este seja reconhecido como um patrimônio relevante para a pesquisa e para os processos acessíveis de aprendizado em arte e cultura. Realizado em parceria com a CCMQ, o programa já apresentou as obras “Tetas que deram de mamar ao mundo”, de Lídia Lisbôa; “Primal”, de Dione Veiga Vieira; “Resistência”, de Paulo Corrêa; “Cabine-nicho”, de Elaine Tedesco; “Anaconda”, do artista Venezuelano Carlos Zerpa, ainda em exibição no Espaço Vasco Prado, no 6º andar da CCMQ; e “DivertiDor”, de Leonardo Fanzelau, em exibição no Museu de História Julio de Castilhos (MHJC).
Serviço
Abertura Acervo em Foco: “Esses Quartos”
Quando: Sábado, 05 de outubro, às 14h
Local: Quarto do Poeta, 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)