Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS inaugura exposição do projeto Acervo em Foco

Mostra com obras de Rochelle Costi será exibida no Quarto do Poeta, espaço da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

A imagem apresenta duas fotografias lado a lado de um quarto simples. Na foto à esquerda, no canto esquerdo, há um fogão pequeno coberto por uma toalha de mesa e um refrigerador branco encostado na parede. No centro da imagem, uma cama de solteiro encostada na parede fica abaixo de uma janela com cortinas translúcidas, que deixam a luz natural iluminar o ambiente. Ao lado da cama, há um tapete e um ventilador de mesa sobre uma cômoda de madeira. Na foto à direita, o canto esquerdo mostra uma pequena escada de madeira encostada na parede, próxima a uma tomada com fios expostos. No centro da imagem, um grande armário de madeira ocupa a maior parte do espaço visível, dividindo o ambiente e limitando a visão do restante do quarto. A imagem transmite a sensação de um espaço modesto, típico de uma residência de classe média baixa ou em processo de ascensão econômico.
Exposição revela as transformações de um espaço que instiga a percepção - Foto: Rochelle Costi/Divulgação MACRS
Por ascom macrs I edição: ascom sedac

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), inauguram neste sábado (5/10) a exposição “Esses Quartos”, no Quarto do Poeta, localizado no 2º andar da CCMQ. A mostra conta com obras de Rochelle Costi e tem curadoria de Nilza Colombo. Com entrada gratuita, a abertura está marcada para às 14h, e a exposição pode ser visitada até 1º de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

“Esses Quartos” é originária do projeto Acervo em Foco, do MACRS, e nesta versão apresenta a obra “Mudanças (ascensão econômica)” (2000), de Rochelle Costi, em diálogo com o quarto do poeta Mario Quintana. Contextualmente, a mostra endossa a homenagem prestada à artista em “Corações à Desmedida”, fruto da parceria entre o Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro, a Casa do Povo, em São Paulo, e a Casa de Cultura, no Rio Grande do Sul.

“Mudanças (ascensão econômica)” (2000) é um díptico — objeto composto por duas partes — que revela as transformações de um espaço cujo resultado instiga a percepção. “Inserido no contexto poético de Mario Quintana, as alterações físicas são transpassadas pelas mudanças de maturidade, ao mesmo tempo que instiga o observador a uma modificação de si”, comenta Nilza Colombo.

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Sobre o projeto Acervo em Foco

O programa Acervo em Foco é constituído de maneira horizontal e participativa pelos setores do MACRS, orientados por uma política institucional que sublinha a produção intelectual de seus agentes. É norteado por três eixos: Aquisição, Difusão & Pesquisa e Educação & Acessibilidade. Por meio desses pilares que sustentam o projeto, o Museu legitima seu compromisso social, firmado na missão de promover, pesquisar e incentivar o pensamento e a produção contemporânea em artes visuais, de forma a preservar e proteger seu acervo para que este seja reconhecido como um patrimônio relevante para a pesquisa e para os processos acessíveis de aprendizado em arte e cultura. Realizado em parceria com a CCMQ, o programa já apresentou as obras “Tetas que deram de mamar ao mundo”, de Lídia Lisbôa; “Primal”, de Dione Veiga Vieira; “Resistência”, de Paulo Corrêa; “Cabine-nicho”, de Elaine Tedesco; “Anaconda”, do artista Venezuelano Carlos Zerpa, ainda em exibição no Espaço Vasco Prado, no 6º andar da CCMQ; e “DivertiDor”, de Leonardo Fanzelau, em exibição no Museu de História Julio de Castilhos (MHJC).

Serviço
Abertura Acervo em Foco: “Esses Quartos”

Quando: Sábado, 05 de outubro, às 14h
Local: Quarto do Poeta, 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Secretaria da Cultura