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RS Criativo promove III Ciclo de Residência e Ocupação do HUB Criativa Birô

Iniciativa busca fomentar negócios criativos do Rio Grande do Sul

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No fundo da imagem, há uma sala iluminada com paredes brancas e mesas com cadeiras pretas. A iluminação no teto possui formato tubular e está posicionada em linhas paralelas. No canto esquerdo, há uma porta de vidro que exibe um extintor de incêndio na parede. No centro da imagem, uma estrutura em vidro divide o ambiente e, atrás dela, há uma bicicleta de carga com três rodas e estrutura de metal preto, exposta como parte da decoração. Ao lado direito da bicicleta, há um conjunto de cubos brancos empilhados em uma formação assimétrica, criando um efeito de profundidade. O destaque da imagem é um painel suspenso que exibe as palavras “RS CRIATIVO” em letras grandes e brancas, localizado logo atrás da bicicleta.
Ciclo de Residência atende uma diversidade de perfis, abrangendo empreendedores e pessoas físicas e jurídicas - Foto: Eduardo Neves Melo/RS Criativo

O RS Criativo, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), iniciou no mês de outubro o III Ciclo de Residência e Ocupação do HUB Criativa Birô. A série de encontros tem como objetivo impulsionar a indústria criativa e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Rio Grande do Sul. Nesta edição, será disponibilizada assistência estratégica para a evolução de empreendimentos, proporcionando infraestrutura e oportunidades de networking, além de suporte gerencial. A capacitação é realizada todas as quintas-feiras, das 18h30min às 21h30min, em formato virtual. 

O Ciclo de Residência atende uma diversidade de perfis, abrangendo coletivos informais, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, trabalhadores do setor criativo com sede no Estado e pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, 18 profissionais foram selecionados no último chamamento.

A formação oferece aos participantes mentorias personalizadas e coletivas, divididas em sessões ao longo de duas semanas. Cada empreendimento tem acesso a três sessões individuais de uma hora, além de duas sessões coletivas de três horas e meia para grupos de até cinco carreiras, sob agendamento. 

Nos encontros também serão abordados conceitos do Business Model Canvas, ferramenta utilizada para estruturar um modelo de negócio. As aulas estarão disponíveis para acesso on-line dos alunos durante todo o curso, bem como o acompanhamento off-line, via WhatsApp.

No centro, há três estações de trabalho separadas por divisórias brancas e equipadas com cadeiras giratórias pretas e monitores de computador sobre mesas pretas. Cada estação tem espaço para uma pessoa, com teclado e monitor prontos para uso. Ao fundo, é possível ver um corrimão de metal com vidro transparente e uma planta decorativa à esquerda. No andar superior, parcialmente visível, há uma sala com mesas de reunião e cadeiras, delimitada por uma parede de vidro. À direita, estão armários de metal e uma saída de emergência sinalizada com uma placa verde.
Estações de trabalho na sede do RS Criativo estão disponíveis para os participantes do Ciclo de Residência - Foto: Eduardo Neves Melo/RS Criativo

A iniciativa ainda proporciona a ocupação dos espaços do HUB Criativa Birô, localizado na sede do RS Criativo, no 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). No local, os profissionais terão acesso às estações de trabalho - com computadores e internet - e áreas comuns, como auditórios e salas de reuniões. Essa integração busca criar um ambiente de conexão entre os participantes, incentivando a troca de conhecimentos.

O III Ciclo de Residência será ministrado por André Martinez, pioneiro na aplicação de abordagens sistêmicas na gestão cultural, com formação em Prática Social Reflexiva pela Rhodes University e especialização em Design Gráfico, atuando na convergência entre cultura, economia criativa e desenvolvimento social.

O programa está previsto para encerrar em 2025, com um encontro final agendado para o dia de 20 de fevereiro, onde ocorrerá um pitching e avaliação colaborativa.

*Texto por Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt

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