RS Criativo promove III Ciclo de Residência e Ocupação do HUB Criativa Birô
Iniciativa busca fomentar negócios criativos do Rio Grande do Sul
Publicação:
O RS Criativo, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), iniciou no mês de outubro o III Ciclo de Residência e Ocupação do HUB Criativa Birô. A série de encontros tem como objetivo impulsionar a indústria criativa e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Rio Grande do Sul. Nesta edição, será disponibilizada assistência estratégica para a evolução de empreendimentos, proporcionando infraestrutura e oportunidades de networking, além de suporte gerencial. A capacitação é realizada todas as quintas-feiras, das 18h30min às 21h30min, em formato virtual.
O Ciclo de Residência atende uma diversidade de perfis, abrangendo coletivos informais, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, trabalhadores do setor criativo com sede no Estado e pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, 18 profissionais foram selecionados no último chamamento.
A formação oferece aos participantes mentorias personalizadas e coletivas, divididas em sessões ao longo de duas semanas. Cada empreendimento tem acesso a três sessões individuais de uma hora, além de duas sessões coletivas de três horas e meia para grupos de até cinco carreiras, sob agendamento.
Nos encontros também serão abordados conceitos do Business Model Canvas, ferramenta utilizada para estruturar um modelo de negócio. As aulas estarão disponíveis para acesso on-line dos alunos durante todo o curso, bem como o acompanhamento off-line, via WhatsApp.
A iniciativa ainda proporciona a ocupação dos espaços do HUB Criativa Birô, localizado na sede do RS Criativo, no 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). No local, os profissionais terão acesso às estações de trabalho - com computadores e internet - e áreas comuns, como auditórios e salas de reuniões. Essa integração busca criar um ambiente de conexão entre os participantes, incentivando a troca de conhecimentos.
O III Ciclo de Residência será ministrado por André Martinez, pioneiro na aplicação de abordagens sistêmicas na gestão cultural, com formação em Prática Social Reflexiva pela Rhodes University e especialização em Design Gráfico, atuando na convergência entre cultura, economia criativa e desenvolvimento social.
O programa está previsto para encerrar em 2025, com um encontro final agendado para o dia de 20 de fevereiro, onde ocorrerá um pitching e avaliação colaborativa.
*Texto por Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt