Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

André Severo realiza performance de ativação da exposição “Fachada” na CCMQ

Performance busca ressignificar a exposição através de novas cores

Publicação:

Exposição "Fachada", exposta na Casa de Cultura Mario Quintana. No fundo, paredes brancas. No centro da imagem, uma fachada de casa urbana na cor verde com duas janelas e uma porta marrom.
"Fachada" é uma exposição de longa duração na CCMQ - Foto: Thiele Elissa/Divulgação Casa de Cultura Mario Quintana
Por ASCOM CCMQ | EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

O artista André Severo realizará, na próxima quinta-feira (5/9), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), uma ativação da sua obra “Fachada”. A ação será às 10h, no espaço Maurício Rosenblatt, no terceiro andar da CCMQ. O artista irá pintar com outra cor sua instalação, que apresenta a fachada de uma casa recolhida do ambiente urbano e reconstruída em seu estúdio. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.

A exposição de longa duração foi instalada na CCMQ em julho do ano passado e faz parte de uma série de instalações realizadas por André no fim dos anos 1990. O projeto de reconstrução das fachadas demolidas tem o objetivo de demonstrar que a experiência da arte não está relacionada apenas com o produto final, mas também com os restos materiais de um processo criativo. Com a nova pintura, o artista busca retomar o significado original da obra e colocá-la em um novo contexto cultural e pessoal.

“Esse ato performático pode ser visto como uma reflexão sobre deslocamento, deriva, tempo, memória e a ideia de transformação. A ativação é uma oportunidade de dialogar com o presente e permitir que a obra continue evoluindo”, explica Severo. 

Para André, a instalação ganha novos significados três décadas após sua inauguração, devido às transformações urbanas aceleradas, do desaparecimento de paisagens e das crises ambientais. “Atualmente, há um interesse renovado por práticas artísticas que exploram a relação entre o espaço público e privado, a memória e a identidade. A ativação de uma obra que lidava com esses temas antes de eles se tornarem centrais no discurso contemporâneo a posiciona como precursora de algumas dessas discussões”, completa.

A CCMQ é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata CEEE Equatorial e patrocínio Bronze Ventos do Sul; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend, e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço
Ativação da obra “Fachada”
Quando:
quinta-feira, 05/09, a partir das 10h.
Onde:
Espaço Maurício Rosenblatt, no 3o andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Evento gratuito

Secretaria da Cultura