Turismo cultural e memória se encontram no Dia do Patrimônio de Santo Antônio da Patrulha
Projeto Caminho de Memórias cria rota de visitação em casas antigas do município da região metropolitana de Porto Alegre
Publicação:

Uma iniciativa da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha une história, turismo e memória no município da região metropolitana de Porto Alegre. Denominado “Caminho de Memórias”, o projeto promove a valorização do patrimônio da cidade e está entre as atividades confirmadas para as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, em 16 e 17 de agosto.
Até o final de 2025, 17 dos imóveis mais antigos e em bom estado de conservação situados na avenida Borges de Medeiros, antiga Rua Direita, irão receber placas indicativas com informações históricas de Santo Antônio da Patrulha, uma das quatro cidades mais antigas do Estado.
A primeira placa foi instalada no prédio onde funciona, atualmente, a Câmara de Vereadores. O ato solene ocorreu no dia 3 de abril, aniversário de 214 anos de instalação administrativa do município. Também conhecida como Sede Jaú ou como loja Santo Antônio, o casarão contabiliza mais de 100 anos de sua construção. Depois de passar por um período de abandono, o local foi restaurado e, em 2002, passou a ser a sede do poder legislativo municipal.
As placas informativas serão descerradas ao longo do ano, em datas significativas. Entre elas está o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, quando o Museu Antropológico Caldas Júnior e a Casa de Cultura receberão a condecoração. Os dois edifícios são tombados como Patrimônio Histórico Municipal e Estadual. O ato de descerramento das placas está previsto para às 14h do dia 17 de agosto.
De acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, Jassira Castro, o projeto contribui tanto para que o cidadão local saiba mais sobre o passado da cidade quanto para quem está de passagem pelo município. “Para acessar o material escrito e fotográfico, basta mirar a câmera do celular e utilizar o leitor de QR Code diretamente na placa”, explica. A lista das casas selecionadas para o projeto “Caminho de Memórias” está disponível no site do Museu Caldas Júnior, onde é possível, também, consultar informações históricas e fotografias.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e um dos articuladores do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, Ruben Oliveira, o projeto traduz exatamente o propósito da iniciativa, de valorizar a memória local por meio de ações concretas de educação patrimonial e envolvimento da comunidade. “Com sua rica história e arquitetura preservada, Santo Antônio da Patrulha mostra como o patrimônio pode se tornar um ativo vivo para o turismo cultural, para a identidade coletiva e para o fortalecimento dos vínculos com o território”, avalia.
As inscrições de atividades para o Dia do Patrimônio podem ser feitas até 13 de junho. Instituições, grupos governamentais ou não governamentais, gestores e produtores culturais de todo o Estado podem aderir às comemorações.
Como participar do Dia do Patrimônio
Para iniciar a inscrição, os interessados em participar da quinta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural devem enviar uma manifestação de adesão, preenchendo este formulário. A fim de auxiliar nessa primeira etapa, a Sedac elaborou uma lista de sugestões de atividades, divididas por segmento: artesanato, artes visuais, cinema/audiovisual, circo, culturas populares, dança, diversidade linguística, educação patrimonial, gastronomia, literatura, memória e patrimônio, moda, museus, música e teatro.
Após o envio da adesão, a equipe do SEC entrará em contato para solicitar informações complementares sobre as agendas. O preenchimento do formulário visa tornar mais efetivas a organização e a realização do evento, contribuindo para a construção de um programa oficial unificado e claro, e facilitando ao público informar-se sobre as atividades e planejar sua participação. Mais de 180 municípios já aderiram à iniciativa e devem integrar a programação do Dia do Patrimônio.
Em 2019, por meio do Decreto 54.608/2019, o governo do Estado estabeleceu a data de 17 agosto como Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Desde então, a Sedac organiza as comemorações, que acontecem no terceiro fim de semana de agosto. Mais informações podem ser obtidas na página do Dia do Patrimônio ou por meio do SEC, pelo e-mail diaestadualdopatrimonio@sedac.rs.gov.br e pelo WhatsApp (51) 98594.8330.