Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Julio de Castilhos celebra aniversário com a exposição "Aos 120 – nossa história"

Instituição museológica mais antiga do Estado completa 120 anos, na próxima segunda (30)

Publicação:

Hall de entrada do MJC totalmente restaurado (1)
Hall de entrada do MJC totalmente restaurado - Foto: Solange Brum
Por Silvia Martins e Sylvia Bojunga | Ascom Sedac

O Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), completa 120 anos na segunda-feira, dia 30 de janeiro. Para celebrar o aniversário, convida o público para a exposição “Aos 120 – nossa história”, que será inaugurada nessa data, quando o Museu abrirá seu acesso principal pela casa que pertenceu a Julio de Castilhos e família, com a entrega do hall de entrada totalmente restaurado. Criado em 1903, o MJC é o museu mais antigo do Rio Grande do Sul.

“Um dos mais importantes equipamentos culturais da Sedac no Centro Histórico de Porto Alegre, o Museu Julio de Castilhos recebeu investimentos do governo do Estado, por meio do programa Avançar na Cultura, o que possibilitou a realização de obras emergenciais, a recuperação das pinturas decorativas originais do hall de entrada e o restauro de importantes peças do acervo, com destaque para a carruagem Landau que pertenceu a Carlos Barbosa, totalizando R$ 250 mil. Para 2023, estão assegurados R$ 14,5 milhões do Avançar para as obras do novo prédio que abrigará a reserva técnica do museu. Esses investimentos fazem parte da nossa política pública de conservação e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, que pertence a todos os gaúchos e gaúchas”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Segundo a museóloga e diretora do Museu Julio de Castilhos, Doris Couto, “a exposição Aos 120 – nossa história será um grande gabinete de curiosidades, que possibilitará o reencontro do público com acervos já expostos e outros inéditos, recentemente adquiridos, como é o caso de parte da doação recebida da família de Borges de Medeiros.”

Devolver o acesso ao museu pela casa Julio é o ponto alto dos 120 anos, destaca Doris, que reafirma a importância do restauro iniciado em setembro de 2022 e concluído em dezembro do mesmo ano.

“Será a primeira oportunidade de muitas pessoas conhecerem o acesso da casa histórica como ele era originalmente, já que, ao longo de seus 120 anos, esse espaço foi completamente descaracterizado pelas camadas de tinta e textura que recebeu e que encobriram a beleza de sua pintura. Restaurar é dispendioso e o MJC ficou à margem dos orçamentos da Cultura em períodos anteriores, quando colocar tintas cada vez mais pigmentadas era a solução escolhida", completa a diretora.

Nos marcos dos 120 anos do MJC, as exposições serão reformuladas e mais peças serão trazidas para a apreciação do público, incluindo acervos que fazem parte da memória afetiva, como as Botas de Ângelo Guerreiro; a escultura equestre de Duque de Caxias, de autoria de Antônio Caringi; as telas Prisão de Tiradentes (Parreiras) e Carga de Cavalaria (Litran); além de inúmeros artefatos que remontam aos antigos hábitos dos gaúchos.

Hall de entrada do MJC restaurado (1)
Imagem do hall de entrada do MJC restaurado - Foto: Solange Brum

Acervo histórico

O Museu Julio de Castilhos foi a primeira instituição museológica criada após a Proclamação da República e guarda, inclusive, a sela utilizada na montaria do Marechal Deodoro da Fonseca, quando este passou a tropa em revista por ocasião da abertura dos trabalhos da Constituinte de 1891. O MJC foi o oitavo museu criado no Brasil e contém tesouros da Guerra do Paraguai, da Guerra Civil Farroupilha, além de documentos da história brasileira.

O acervo do MJC reúne, entre outras peças, o Sabre General, uma raridade do Primeiro Reinado. O Sabre de Honra do General Osório foi confeccionado em 1871, após a Guerra do Paraguai, a pedido do Coronel Manuel Deodoro.
O museu foi instituído segundo o desejo de Julio de Castilhos, no ano de seu falecimento, tendo como sua primeira sede, ainda enquanto Museu do Estado, dois pavilhões da Grande Exposição Estadual de 1901, nos Campos da Redenção. Seu acervo inicial era constituído por peças herdadas dessa exposição, às quais se somaram mais de 10 mil itens que formaram suas coleções, inscritas no Livro de Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1937.

Ao longo de mais de um século, o museu passou por períodos longos de fechamento, como em 1925, quando sofreu uma ampla reforma que durou 14 anos. Também ficou fechado em 1998, quando a casa anexa foi incorporada; em 2010, quando houve intervenção nos forros; em 2012, quando foi pintado e, em 2017, quando sofreu infiltrações generalizadas, além do período da pandemia de Covid-19.

Mais sobre o Museu Julio de Castilhos

Criado em 30 de janeiro de 1903, o Museu Julio de Castilhos é um lugar de memória, de história e de testemunho de relevantes fatos políticos, sociais, culturais e econômicos do Rio Grande do Sul.
Dentre as exposições recentes estão “Memória e Resistência”, que exibe várias peças representativas do povo indígena, com destaque para as esculturas missioneiras, e “Narrativas do Feminino”, que expõe diferentes perspectivas de mulheres de meados do século 19 a meados do século 20.

Programação dos 120 anos do MJC

14/01 – Aula inaugural do Curso de Extensão em História da Indumentária e da Moda no Sul do Brasil, promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, que utilizará peças do Museu como referência.

30/01 – Lançamento da Série Memórias de Gestão, nas redes sociais do MJC - Facebook, Instagram e YouTube 
 

30/01 – Reabertura, pelo hall de entrada restaurado da Casa Julio; inauguração da exposição Aos 120 – nossa história; lançamento on-line do catálogo Restauros Museu Julio 2020/2022; assinatura do Plano Museológico 2023/2028; show acústico voz e violão nos jardins do Museu.


Serviço
Abertura da exposição “Aos 120 - nossa história” e reabertura do hall de entrada restaurado do Museu Julio de Castilhos

Data: 30 de janeiro, segunda-feira

Horário: às 18h para convidados e, a partir das 19h, aberta ao público

Secretaria da Cultura