Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Festejos Farroupilhas e estímulo ao comércio pautam reunião do secretário Loureiro

Publicação:

Festejos Farroupilhas e estímulo ao comércio pautam reunião do secretário Loureiro2
O titular da Sedac ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Por ASCOM SEDAC

Setembro, tradicionalmente um mês de baixo movimento no varejo, pode se transformar em uma oportunidade para aquecer as vendas a partir dos Festejos Farroupilhas. A proposta de aproveitar o potencial cultural da data para impulsionar a economia foi tema de reunião que contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro.

O encontro ocorreu nesta semana, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, com a presença de diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre. Na ocasião, foi apresentada a campanha “Ganha Ganha RS – A liquidação premiada dos gaúchos”, que busca, por meio do tradicionalismo, estimular a atividade de cerca de 300 mil empresas do comércio e de serviços registradas no Rio Grande do Sul.

“É nossa maior festa, nossa maior expressão cultural, então é importante que ela movimente vários setores da economia”, afirmou Loureiro.

Os Festejos Farroupilhas englobam uma série de atividades que vão desde a geração e distribuição da Chama Crioula, nos dias 15 e 16 de agosto, até sua extinção, em 20 de setembro. Em 2025, as festividades terão como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa” e como patrono, Mário Barboza de Mattos.

As comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha são organizadas pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, instituída pelo governador Eduardo Leite em 2020. Este ano, o grupo é formado por representantes de 18 entidades parceiras.

Secretaria da Cultura