Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Magna Sperb expõe no Margs

Pele e Sombra apresenta 15 esculturas em aço carbono oxidado

Publicação:

A foto mostra uma das obras da exposição. Uma peça feita de aço oxidado.
Cerca 4,2018. Aço carbono oxidado. 190x120x25.

A artista Magna Sperb inaugura, hoje (5), a exposição Pele e Sombra, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. A entrada é franca. Com curadoria de André Venzon, a mostra – que fica em cartaz até o dia 12 de maio – apresenta 15 esculturas em aço carbono oxidado, produzidas entre 2016 e 2018. As peças, inspiradas em elementos orgânicos e artesanais, como tramas, redes, telas, panos, cipós, galhos, cascas, raízes, teias e ninhos, são tapeçarias metálicas finas e delicadas que, colocadas sob a luz, projetam sombras em formas de desenhos, sugerindo movimento e leveza.
Para o curador, que é também diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS, mais que o reconhecimento da trajetória artística de Magna Sperb – que trabalha no campo do desenho, da pintura, da fotografia e da escultura –, a exposição propõe a expansão de sua obra. Conhecida no meio da arte e também da arquitetura, Magna prestou assessoria em cor para projetos arquitetônicos durante quinze anos. A artista retoma a poética da transformação, que caracterizou etapas anteriores da sua pesquisa artística no campo da representação. "Da pintura na tela, para os recortes em MDF, depois para as revistas e, destas, para o outdoor, agora são as placas de aço que traçam e expressam todos estes caminhos, processos e trânsitos que entranham a sua criação artística, que continua a se metamorfosear e nos surpreender", afirma Venzon.
As peças são dobradas e amassadas à mão e expostas às intempéries, para adquirir textura. "Minhas esculturas são intencionalmente incorporadas à própria sombra: delicadas, leves, quase um desenho no ar. Mas agressivas, com pontas que riscam o espaço. Valorizar tanto a sombra como a forma é aceitar e compreender que cada coisa é muito mais do que se vê e se percebe", afirma Magna.


Sobre a artista
Magna Sperb nasceu, vive e trabalha em Novo Hamburgo. Tem pós-graduação em Poéticas Visuais e Processos Híbridos, pós-graduação em Artes Visuais, especialização em Cor e é formada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Feevale. Desenvolve sua pesquisa em desenho, pintura, fotografia e escultura. Foi professora de História da Arte e Educação Artística na rede de ensino pública e privada. Durante quinze anos prestou assessoria em cor para projetos de arquitetura. É uma das idealizadoras do Mesa de Arte na Praça, um projeto de ocupação artística contemporânea para formação de público. Desde 2007 participa de exposições coletivas no Brasil e exterior. Dentre as individuais destacam-se: Recortes (IAB/RS – Porto Alegre, 2014), Metamorfose (MAC/RS – Porto Alegre, 2011) e (Des)Encontros (Usina do Gasômetro – Porto Alegre, 2009). Suas obras fazem parte dos acervos do MARGS, do MAC e do IAB/RS. www.magnasperb.com

Secretaria da Cultura