Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Escola de Música da OSPA abre seleção de bolsas para jovens músicos

Parceria da Sedac com a Fundação Pablo Komlós proporcionará 38 vagas para programa de formação; inscrições vão até 5 de maio

Publicação:

Um grupo de músicos de Escola de Música da OSPA está em pé no palco após uma apresentação. Eles estão vestidos com roupas formais, predominantemente pretas. No centro da imagem, uma pessoa jovem segura um violoncelo. Ao redor, outros integrantes seguram seus instrumentos — principalmente violinos e violas — e olham em direções variadas. Ao fundo, é possível ver instrumentos de sopro. O ambiente é uma sala de concertos com painéis acústicos de madeira clara nas paredes.
38 bolsas de estudo serão concedidas à novos integrantes da orquestra de alunos da Escola de Música da OSPA - Foto: Vinícius Angeli
Por Ascom Ospa | Edição: Ascom Sedac

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fundação OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia a abertura de inscrições para bolsas de estudo de novos integrantes da orquestra de alunos avançados da Escola de Música da OSPA, a OSPA Jovem. As inscrições ficarão abertas até às 18h do dia 5 de maio, por meio de formulário on-line disponível no site da OSPA. A prova de seleção será realizada por meio de audições presenciais, entre os dias 13 e 19 de maio, em Porto Alegre. O edital completo, com repertório exigido por instrumento, critérios de avaliação e orientações para matrícula, está disponível na seção da Escola no site da OSPA.

Podem se candidatar músicos a partir de 12 anos, matriculados no ensino regular ou com ensino médio concluído. Após as audições, a Escola realiza a indicação dos estudantes aprovados à Fundação Pablo Komlós, que poderá conceder bolsas no valor de R$ 1,4 mil ou R$ 2 mil mensais, conforme critérios definidos pela própria Fundação, para o período de maio a dezembro.

Neste momento, serão oferecidas 38 vagas nos seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa aguda, trompa grave, trombone tenor, trombone baixo, tuba, percussão e piano.

É a primeira vez que são ofertadas bolsas para os candidatos, uma novidade viabilizada pelo projeto “Academia de Música Clássica”, realizado pela Fundação Pablo Komlós em parceria com a Sedac. O auxílio financeiro amplia as possibilidades de desenvolvimento técnico e artístico dos estudantes e fortalece a proposta de permanência qualificada. 

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, a necessidade de manter esses talentos em contínuo processo de aprendizado é permanente. "Com este projeto de bolsas de estudo, iremos impulsionar a formação musical desses jovens estudantes, além de atrair profissionais. Esperamos qualificar a nossa Orquestra e ampliar o acesso da população à música clássica", completou.

Além da participação na OSPA Jovem, os bolsistas terão acesso a um programa intensivo de formação complementar com professores contratados pela Academia, composto por aulas individuais de instrumento, ensaios de grupos de câmara e orientação pedagógica contínua. 

As atividades acontecem na sede da Escola da OSPA (conhecida como Palacinho) e no Complexo Cultural Casa da OSPA, fortalecendo a rotina dos estudantes dentro de um ambiente de formação profissional.



Secretaria da Cultura