Escola de Música da OSPA abre seleção de bolsas para jovens músicos
Parceria da Sedac com a Fundação Pablo Komlós proporcionará 38 vagas para programa de formação; inscrições vão até 5 de maio
Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fundação OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia a abertura de inscrições para bolsas de estudo de novos integrantes da orquestra de alunos avançados da Escola de Música da OSPA, a OSPA Jovem. As inscrições ficarão abertas até às 18h do dia 5 de maio, por meio de formulário on-line disponível no site da OSPA. A prova de seleção será realizada por meio de audições presenciais, entre os dias 13 e 19 de maio, em Porto Alegre. O edital completo, com repertório exigido por instrumento, critérios de avaliação e orientações para matrícula, está disponível na seção da Escola no site da OSPA.
Podem se candidatar músicos a partir de 12 anos, matriculados no ensino regular ou com ensino médio concluído. Após as audições, a Escola realiza a indicação dos estudantes aprovados à Fundação Pablo Komlós, que poderá conceder bolsas no valor de R$ 1,4 mil ou R$ 2 mil mensais, conforme critérios definidos pela própria Fundação, para o período de maio a dezembro.
Neste momento, serão oferecidas 38 vagas nos seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa aguda, trompa grave, trombone tenor, trombone baixo, tuba, percussão e piano.
É a primeira vez que são ofertadas bolsas para os candidatos, uma novidade viabilizada pelo projeto “Academia de Música Clássica”, realizado pela Fundação Pablo Komlós em parceria com a Sedac. O auxílio financeiro amplia as possibilidades de desenvolvimento técnico e artístico dos estudantes e fortalece a proposta de permanência qualificada.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, a necessidade de manter esses talentos em contínuo processo de aprendizado é permanente. "Com este projeto de bolsas de estudo, iremos impulsionar a formação musical desses jovens estudantes, além de atrair profissionais. Esperamos qualificar a nossa Orquestra e ampliar o acesso da população à música clássica", completou.
Além da participação na OSPA Jovem, os bolsistas terão acesso a um programa intensivo de formação complementar com professores contratados pela Academia, composto por aulas individuais de instrumento, ensaios de grupos de câmara e orientação pedagógica contínua.
As atividades acontecem na sede da Escola da OSPA (conhecida como Palacinho) e no Complexo Cultural Casa da OSPA, fortalecendo a rotina dos estudantes dentro de um ambiente de formação profissional.