Cacique Kaingang fala de mito indígena originário em evento literário da BPE
Publicação:

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe, no dia 18 de abril, o cacique Maurício Ven-tãin Salvador. A partir das 15h, no Salão Mourisco, Maurício vai contar o mito de origem "A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingangs", que escutou de seu pai, que ouviu de seus ancestrais, e que em 2022, virou livro infantil. O evento é uma iniciativa da BPE e está inserido na programação da Sedac "Repensando o 19 de Abril".
O mito trata da importância da vida em comunidade, do valor da palavra, especialmente quando decorre de escolhas próprias. Também reflete sobre como as aparências podem enganar e aborda a existência de vínculos eternos, tais quais o da araucária e da gralha-azul.
O livro "A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingangs" foi lançado no Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), com grande sucesso. A obra é de autoria de Maurício Ven-tãin Salvador Salvador e Ana Carolina da Costa e Fonseca, com ilustrações de Mauren Veras e estará à venda no dia do evento, por R$ 50,00.
Sobre o autor
O cacique Ven-tãin Salvador é o líder cultural e espiritual da aldeia Kógunh Mág, que habita a Floresta Nacional de Canela. Em 2021, coordenou o Livreto do Artesanato Kaingang e dirigiu o documentário "Konhun Mág - Caminho da volta à floresta de Canela", projetos selecionados no edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Sedac e Fundação Marcopolo. Em 2022, publicou o romance sobre o mito de origem “A araucária e a gralha-azul” e participou como autor do Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram). Coordenador do projeto aprovado no FAC "Histórias e Vivências da aldeia Kógunh Mág", que deve ser finalizado em maio de 2023.
Serviço
Encontro sobre o livro "A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingang", de Maurício Ven-tãin Salvador e Ana Carolina da Costa e Fonseca. Ilustrações: Mauren Veras. Editora Libretos.
Quando: 18/04
Horário: 15h
Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre
Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac