Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA apresenta nova versão do espetáculo “Música de Cinema”

Repertório foi escolhido com a ajuda do público, nas redes sociais; ingressos estão esgotados

Publicação:

2022 04 30 e 05 01 OSPA MusicadeCinema Credito LeandroRodrigues (58) (2)
Nesta edição, o público escolheu as trilhas sonoras que serão executadas pela Orquestra na Casa da OSPA - Foto: Leandro Rodrigues
Por Ascom | OSPA

Sucesso de público, o espetáculo Música de Cinema volta à programação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Nesta edição, o público foi convidado, pelas redes sociais, a escolher as trilhas sonoras que serão executadas pela Orquestra na Casa da OSPA. Sob regência do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, o concerto terá a participação da atriz e cantora Fera Carvalho Leite, dos solistas Mariel Motta e Juliano Quites, além das participações especiais da bailarina Gabriella Castro e do Coro Sinfônico da OSPA. As sessões serão realizadas no sábado (19), às 17h, e no domingo (20), às 18h. Os ingressos já estão esgotados para os dois dias.

 O espetáculo Música de Cinema é apresentado pela OSPA há vários anos. Ao contrário dos concertos tradicionais da OSPA, nesta apresentação, o público é envolvido por uma atmosfera especial criada com iluminação cênica e um telão com projeções de trechos de filmes. A edição mais recente, realizada em 2022, pode ser assistida integralmente pelo canal da OSPA no YouTube. Em 2023, o concerto será apenas para o público que estiver na Casa da OSPA, sem a transmissão ao vivo. 

A cada edição do “Música de Cinema”, novas trilhas sonoras ganham uma roupagem sinfônica. Para a próxima apresentação, o público votou nas músicas que mais gostaria de ouvir, escolhendo os temas de “Harry Potter”, “Star Wars” e “O Poderoso Chefão”. O maestro Evandro Matté acrescentou ao programa grandes sucessos dos anos 1950 e 1960, como uma versão remixada dos clássicos westerns “The Good, the Bad and the Ugly” e “For a Few Dollars More”, de Ennio Morricone, “Os Homens Preferem as Loiras” e “Cantando na Chuva”, que terá a participação da premiada bailarina Gabriella Castro no sapateado. 

Mariel Motta, vencedora do Festival da Canção Aliança Francesa de Porto Alegre, em 2021, vai interpretar três personagens na Casa da OSPA: Édith Piaf na célebre “La Vie en Rose”, Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras” e Jasmine em “A Whole New World”, de Aladdin, que será um dueto ao lado de Juliano Quites. 

O repertório instrumental explora por diversos climas, desde a magia de Harry Potter (John Williams), passando pela melancolia de “O Poderoso Chefão” (Nino Rota) e pela emoção de “Central do Brasil” (Antônio Pinto), até a apoteose de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (John Williams). 

O tenor Juliano Quites, que tem se destacado no Coro Sinfônico da OSPA, ficou responsável pelo desafiante solo de “Ciclo sem Fim”, que inicia com um verso cantado em zulu, uma das línguas oficiais da África do Sul. Com cerca de 70 vozes, o Coro Sinfônico da OSPA se junta à Orquestra para interpretar este tema infantil, além de “Star Wars”, “1492: Conquest of Paradise” e trilhas sonoras compostas por Morricone. 

O espetáculo “Música de Cinema” faz parte da programação do Dia do Patrimônio promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e presta uma homenagem aos 165 anos da Associação Comercial de Porto Alegre.

Maestro Evandro Matté rege a OSPA no Musica de Cinema  Credito   Leandro Rodrigues, divulgação OSPA
Maestro Evandro Matté rege a OSPA no Musica de Cinema - Foto: Leandro Rodrigues
Evandro Matté  (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Mariel Motta2   crédito Tom Peres, divulgação (1)
Solista Mariel Motta - Foto: Tom Peres
Mariel Motta (canto)

Mariel Motta é cantora, atriz e professora licenciada em Música/Canto pela UFRGS e especializada em Teatro Musical pelo SESI-SP. Participou de espetáculos como atriz e cantora, dentre eles “A Batalha”, “Bellepoque”, “A Tripulação”, “What About Jazz”, “Gurizada Medonha”, “Canção dos Direitos das Crianças”, “América Café” e “Peter Pan e o Resgate de Sininho”. Ainda integrou os coros UPA! e Donna Voce, foi musicista convidada no espetáculo “Para dentro do Labirinto”, de Mauricio Guzinski e do projeto cultural Mostraí. Em 2021, venceu o Festival da Canção Aliança Francesa de Porto Alegre. Em 2022, uniu-se à banda Crème de La Crème e participou do maior festival de música do país, o Rock In Rio. 

Juliano Quites na Casa da OSPA   Crédito   Leandro Rodrigues, divulgação OSPA
Solista Juliano Quites - Foto: Leandro Rodrigues
Juliano Quites (canto)

O tenor Juliano Quites teve suas primeiras experiências no canto com o coro da PUCRS, em 2009. Em 2018, mudou-se para São Paulo e ingressou no Ensemble Marconi Araújo, apresentando diversas obras de teatro musical como solista e coralista. Em 2019, participou no coro das turnês "Lord of the Rings In Concert" e "Hymn" da cantora Sarah Brightman. Integra o coro da OSPA desde 2022, tendo participado das montagens das óperas "O Morcego" e, mais recentemente, "I Pagliacci".

Concerto da Série POP – Música de Cinema

Data: 19 e 20/08
Horário: Início do concerto: às 17h de sábado e às 18h de domingo
Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)

* Ingressos esgotados

Secretaria da Cultura