Jardim do Futuro: projeto em Doutor Ricardo integra ações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Iniciativa prevê o plantio de uma árvore para cada bebê nascido no município, promovendo a valorização simbólica do território
Publicação:

Entre os primeiros municípios a aderirem à edição 2025 do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, Doutor Ricardo, no Vale do Taquari, propõe um olhar para as futuras gerações. Um novo canteiro de mudas, que representam os bebês nascidos na localidade, será inaugurado no Jardim do Futuro. O projeto tem o objetivo de provocar a reflexão na comunidade sobre a importância da atenção e do cuidado com os primeiros anos de vida, e despertar a consciência ecológica da população ao criar um espaço simbólico de memória e preservação.
A iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Doutor Ricardo semeia também a esperança de um futuro melhor. “Já completamos quatro anos do projeto e a cada agosto um novo canteiro é inaugurado. Além de criarmos um espaço físico e de memória para nossa comunidade, refletindo na preservação ambiental e cultural do município, o Jardim do Futuro impacta diretamente no desenvolvimento e na saúde das crianças, assim como no bem-estar das famílias”, relata a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Eliana Giacobbo.
Ao incluir o Jardim do Futuro na programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, ação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que promove a valorização e a preservação do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul por meio de uma programação descentralizada, o município promove a memória cultural e amplia a visibilidade e o alcance do projeto para além da comunidade. “Integrar a programação oficial do Dia do Patrimônio fortalece nossa identidade e torna o Jardim Ricardense uma referência de cuidado integral e de sustentabilidade”, finaliza Eliana.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Cultura (SEC), Ruben Oliveira, um dos articuladores do Dia do Patrimônio, inaugurar um novo canteiro desse projeto forma uma consciência coletiva de pertencimento e responsabilidade. “O gesto de plantar uma árvore para cada criança nascida insere-se em uma perspectiva simbólica de construção da memória coletiva e contribui para que as novas gerações cresçam entendendo a importância de preservar o passado e celebrar as raízes, sem deixar de sonhar com um futuro melhor”.
Em 2025, a quinta edição da efeméride será nos dias 16 e 17 de agosto. Instituições, grupos governamentais ou não governamentais, gestores e produtores culturais de todo o Estado podem inscrever atividades até 13 de junho.
Como participar do Dia do Patrimônio
Após o envio da adesão, a equipe do SEC entrará em contato para solicitar informações complementares sobre as agendas. O preenchimento do formulário visa tornar mais efetivas a organização e a realização do evento, contribuindo para a construção de um programa oficial unificado e claro, e facilitando ao público informar-se sobre as atividades e planejar sua participação. Mais de 180 municípios já aderiram a iniciativa e devem integrar a programação do Dia do Patrimônio.
Em 2019, por meio do Decreto 54.608/2019, o governo do Estado estabeleceu a data de 17 agosto como Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Desde então, a Sedac organiza as comemorações, que acontecem no terceiro fim de semana de agosto. Mais informações podem ser obtidas na página do Dia do Patrimônio ou por meio do SEC, pelo e-mail diaestadualdopatrimonio@sedac.rs.gov.br e pelo WhatsApp (51) 98594.8330.