Mars lança chamada pública para trabalhos de Antropologia Visual
Serão selecionadas obras para uma mostra que acontecerá de abril a julho
Publicação:
Uma chamada pública para selecionar trabalhos expográficos em Antropologia Visual foi aberta pelo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Intitulada “Antropologia Visual Ocupa Mars”, a iniciativa foi lançada por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12). As obras selecionadas comporão uma mostra, que será aberta ao público entre abril e julho de 2024, na sede do Memorial do Rio Grande do Sul.
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras, vinculadas ou não a grupos de pesquisa de instituições públicas ou privadas. Serão aceitas inscrições de obras resultantes de pesquisas etnográficas e antropológicas em forma de narrativas e ensaios visuais, tais como fotografias, desenhos, colagens, audiovisuais de curta e média duração e produções afins. Os trabalhos devem propor explorações formais e conceituais sobre as questões de diversidade cultural pesquisadas, em temáticas livres, bem como evidenciar amadurecimento das formas de representação visual, da narratividade etnográfica e das teorias da imagem.
“Com essa iniciativa, a Sedac e o Mars buscam democratizar o acesso à utilização dos espaços expositivos públicos e oportunizar a fruição cultural, promovendo e difundindo pesquisas e etnografias visuais cujas produções são ainda pouco conhecidas do grande público. O foco central está nas identidades sociais, na diversidade e na complexidade cultural regional”, afirmou a diretora do Mars e do Memorial do Rio Grande do Sul, Sylvia Bojunga.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico, das 9h de 13/01 até as 23h59min de 20/02.
Sobre o Museu
O Mars tem como objetivos principais a documentação e a divulgação da dinâmica de diferentes contextos socioculturais em âmbito regional. Seu acervo é constituído por milhares de documentos e objetos oriundos de pesquisas etnográficas, arqueológicas e etnoarqueológicas. Está aberto para visitação de terças a domingos, das 10h às 17h, e localiza-se na rua Sete de Setembro, 1.020, 2º andar, em Porto Alegre (no mesmo prédio do Memorial do Rio Grande do Sul). Acesse também a página do Mars no Instagram.