Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Os primórdios da urbanização de Porto Alegre apresentados no Espaço IPHAE

A Ferrovia do Riacho como ponto de partida da urbanização da zona sul

Publicação:

A Ferrovia do Riacho_ André Huyer
A Ferrovia do Riacho_ André Huyer - Foto: Letícia
Por GABRIELA SILVA
O arquiteto e urbanista André Huyer é o próximo convidado do Espaço IPHAE Patrimônio RS  “Série Estudos”, cujo tema será A Ferrovia do Riacho - Um Caminho para a Urbanização da zona sul de Porto Alegre. A palestra ocorre nesta quinta-feira (7), das 16h às 18h, no Solar do IAB-RS - Rua General Canabarro, 363, Centro Histórico de Porto Alegre e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail gabriela-silva@sedac.rs.gov.br
 
Trata-se do único caso de uma ferrovia municipal no Brasil. Foi implantada na última década do século 19, com a finalidade de transportar o esgoto da cidade, do centro para a zona sul, junto ao Guaíba. A operação teve início em 1999, após vários contratempos, atrasos e aumento de custos.
 
Correio do Povo_ dia 14 de dezembro de 1911
Correio do Povo_ dia 14 de dezembro de 1911
A ferrovia passou a transportar passageiros para auxiliar a equilibrar seus custos e rapidamente este serviço se mostrou mais rentável do que o transporte de carga. Foi um importante fator para a urbanização da zona sul de Porto Alegre, com o transporte de cargas escatológicas até o início da década de 1920, quando passou ao transporte de passageiros até a década de 1930. O estudo dessa ferrovia mostra como alguns contextos são antigos no Brasil e como uma obra de infraestrutura viária pode influir na consolidação de um núcleo urbano.
 
As atividades do Espaço IPHAE Patrimônio RS vêm ocorrendo mensalmente, em formato de apresentação de tema e conversa com o público, fomentando a troca de ideias e a reflexão sobre os assuntos apresentados. 
 
André Huyer
André Huyer
Convidado
André Huyer é formado em arquitetura e urbanismo (UFRGS); especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (UFRGS); mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS); e membro do Instituto Histórico São Leopoldo.
 
 Serviço
“Série Estudos” - Espaço IPHAE Patrimônio RS  
Dia: 07/11 (quinta-feira), das 16h às 18h
Local: Espaço IPHAE Patrimônio RS (Rua General Canabarro, 363, Centro Histórico – Porto Alegre) 
Vagas limitadas
 Informações e inscrições:  gabriela-silva@sedac.rs.gov.br
Edição: Rafael Varela/Ascom Sedac
Secretaria da Cultura