Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Caravana cultural em Pelotas

Primeira interiorização da Secretaria da Cultura será durante a Fenadoce

Publicação:

prefeitura de pelotas
Prefeitura de Pelotas
Esta semana o gabinete da Secretaria da Cultura (Sedac) deixa, temporariamente, o 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. É que acontece a primeira interiorização da secretaria e o destino escolhido é Pelotas, na Zona Sul do Estado. Quinta-feira (13), às 19h, no Centro de Eventos, a secretária Beatriz Araujo participa da abertura oficial da 27ª Fenadoce, ao lado do governador Eduardo Leite.
 
Às 18h30 ocorre a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Secretaria da Cultura e a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), intitulado Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, que prevê projetos de restauro em parceria com o corpo técnico da Sedac e da Ufpel.
 
A agenda das diretorias da Sedac, porém, começa mais cedo. Ana Fagundes  (Artes e Economia Criativa) vai promover workshops das 14h às 18h30, no Salão Nobre da Prefeitura. O local tem capacidade para 60 pessoas e a participação se dará por ordem de chegada e de forma gratuita. O foco são agentes culturais e empreendedores na área da economia criativa. Na pauta, o Sistema Pró-cultura e a elaboração de projetos; economia criativa como eixo de desenvolvimento regional e local; e mercado cultural e novos formatos de captação de recursos – com a coordenação de Ana Fagundes (Artes e Economia Criativa) e as participações do diretor de Fomento, Rafael Balle, do coordenador do programa RS Criativo pelo Centro Tecnológico e Audiovisual do RS (Tecna da PUCRS), Alexandre Vargas, e do pesquisador Tarson Nunez.  As atividades têm o apoio da prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
 
ÀS 16h, no Centro de Eventos da Fenadoce, a assessora de Culturas Populares, Tradição e Folclore, Maria Marques, participa do fórum temático “Enfrentando a Violência Contra a Pessoa Idosa.”
 
A casa do escritor e dramaturgo pelotense, João Simões Lopes Neto, também abrirá as portas para as ações da Secretaria da Cultura. Às 17h, no Instituto João Simões Lopes Neto, começa oencontro do Colegiado Setorial de Literatura, coordenado pela diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois. O objetivo é debater políticas públicas para o setor literário. Até o final do ano, a Secretaria da Cultura realizará caravanas de interiorização nas nove regiões do Estado, promovendo programas estratégicos e ações de governo.
WhatsApp Image 2019 03 28 at 09 33 14
Instituto João Simões Lopes Neto, Pelotas (foto: IJSLN)
 
Agenda da secretária Beatriz Araujo
 
10h30: reunião com o diretor de Cultura da prefeitura de Cerrito, Marco Halfen
  • Secult – Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório
 
12h: entrevista, ao vivo, ao Jornal do Almoço/ RBS TV Pelotas
 
14h às 15h: recebe veículos de comunicação para entrevistas
  • Secult – Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório
 
18h: participa de agenda do governador
  • Estande da prefeitura – Centro de Eventos Fenadoce

18h30: assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Secretaria da Cultura e a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

  • Estande da Ufpel – Centro de Eventos Fenadoce
 
19h: cerimônia de abertura oficial 27ª Fenadoce
  • Centro de Eventos Fenadoce
 
Texto: Rafael Varela/Ascom
Secretaria da Cultura