Escola de Música da OSPA retoma projeto que leva alunos para tocar em diferentes locais de Porto Alegre
Instituições interessadas podem se inscrever para receber apresentações em 2023
Publicação:

A partir da semana que vem, os estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltarão a circular por diversas instituições da capital gaúcha e região metropolitana. A edição de 2023 do projeto Escola da OSPA na Comunidade levará grupos de estudantes para fazer apresentações em escolas, hospitais e outros lugares. As instituições interessadas em receber o projeto podem solicitar à Escola da OSPA. É preciso encaminhar o pedido para o e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com.
Na agenda de 2023, estão previstos 14 recitais, sempre nas quintas-feiras à tarde, ao longo do ano. O primeiro compromisso é em dia 4 de maio, às 14h30, na Casa do Menino Jesus de Praga. Um quarteto de flauta, violino, viola e violoncelo vai tocar à tarde na instituição que abriga pessoas com deficiência e lesões neurológicas e motoras. A apresentação é voltada apenas ao público interno da entidade. No repertório, há desde as clássicas composições de Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach até os arranjos da banda Coldplay e da trilha sonora de Star Wars.
O projeto Escola da OSPA na Comunidade, lançado em 2015, já ultrapassou a marca de 100 apresentações. A sua proposta é levar a música de concerto para lugares onde ela raramente se faz presente, como hospitais, escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Ao mesmo tempo em que os estudantes aprendem e compartilham o conhecimento adquirido na Escola da OSPA, também levam música para pessoas que não têm acesso às salas de concerto. Os espaços visitados nos últimos anos são o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro, entre outros locais.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Criada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós tem como objetivo principal fundamental fomentar a cultura no RS. Garante educação musical gratuita, oferecendo a oportunidade de formação profissional para músicos de orquestra. Muitos dos músicos que hoje fazem parte da OSPA estudaram na instituição, assim como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou em outras áreas da música, no Brasil e no exterior.
A escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende cerca de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA.
Essa escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Escola da OSPA na Comunidade
Inscrições abertas para hospitais, lares de idosos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, museus e outros.
Inscrições: pelo e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com.
Mais informações: site ospa.org.br e telefone (51) 3228-6737
Texto: Ascom OSPA
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac