Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mulheres no comando dos Festejos Farroupilhas 2023

Primeira reunião do ano da Comissão Estadual aconteceu nesta quinta-feira, com escolha de diretiva feminina

Publicação:

Karina Contiero Silveira, Gabriella Meindrad e Ivana Maria Genro Flores
Karina Contiero Silveira, da OAB, secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil - Foto: Solange Brum
Por SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

A Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas 2023 se reuniu pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (16), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. Neste primeiro encontro, foram definidos os nomes da diretiva da Comissão, composta só por mulheres.

Gabriella Meindrad, secretária adjunta de Estado da Cultura, assume a presidência mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo. Ela foi a primeira mulher trans da história a comandar o órgão, em 2022. Como vice, foi escolhida Ivana Maria Genro Flores, representando a Secretaria da Casa Civil; e como secretária, Karina Contiero Silveira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

O patrono dos Festejos Farroupilhas e o tema deste ano serão definidos na próxima reunião, marcada para o dia 28 de março, em local a ser divulgado. 

Durante o encontro desta quinta-feira, Gabriella ressaltou que a escolha por uma diretiva feminina da Comissão dá continuidade à política de inclusão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que possui um quadro de servidores composto majoritariamente por mulheres: do total, 59% são do gênero feminino, e em postos de gestão, esse número aumenta para 73%. 

A secretária adjunta também enalteceu a parceria entre o Estado e o Município nos anos anteriores e ressaltou a importância da continuidade desse trabalho. “Eu tenho muito orgulho de representar a Sedac [Secretaria de Estado da Cultura] novamente nesse início de caminhada da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Nós tivemos muito êxito no decorrer da gestão anterior e queremos continuar assim nesta nova gestão. São novos desafios, mas estamos muito fortalecidos, muito felizes, e principalmente eu, por ter no ano passado presidido esse grupo de trabalho e ter contado com vocês”, agradeceu.

Entre as atribuições da Comissão estão o debate e a análise de ações que possam subsidiar a Sedac no desenvolvimento de políticas culturais voltadas às comemorações alusivas aos Festejos Farroupilhas. E auxiliar na promoção de parcerias entre poder público, sociedade civil e agentes culturais.

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.

Confira aqui os nomes e entidades que compõem a Comissão Estadual.


Festejos Farroupilhas

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 17 em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.

Em sua última edição, em 2022, o tema escolhido foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e trouxe a diversidade na composição do povo gaúcho. 

Secretaria da Cultura